Unhas encravadas? 5 bons remédios naturais para desencravar

unhas-encravadas

Estar com unhas encravadas é uma situação extremamente inconveniente e somente quem já passou por isso sabe a dor que pode causar. Há vários fatores que podem colaborar com o desenvolvimento da unha encravada, mas independente disso a dor será inevitável. Veremos aqui 5 bons remédios para desencravar as unhas que causam tanto sofrimento.

Causas das unhas encravadas

Além do fator genético, as unhas encravadas (ou onicocriptose em termos médicos) podem ser causadas por uso de calçados pequenos ou de tamanhos inadequados, pequenos machucados não tratados e também corte incorreto das unhas. Os casos mais comuns são relacionados ao corte errado da unha que a levará a crescer com uma das bordas em direção à pele, causando primeiramente uma dor ardente, seguida de inflamação e até mesmo acúmulo de pus, demonstrando infecção.

Além dos remédios que veremos a seguir, prevenir unhas encravadas é essencial. Dentre os cuidados que devemos ter podemos citar:

* Não usar calçados apertados

* Não usar sapatos de bico fino por períodos prolongados (o dia todo)

* Não cortar excessivamente a unha a ponto que se aproxime da base de nascimento

* Manter sempre os pés e dedos bem limpos a fim de evitar infecções caso a unha insista em encravar

5 bons remédios naturais para desencravar unhas encravadas

 

1. Composto de cebola para desencravar unhas

A cebola é capaz de combater a proliferação de bactérias e fungos, portanto é de extrema valia no caso de unhas encravadas.

Ingredientes

* 1 cebola pequena ou ½ cebola grande;
* 1 colher de sal de suco de limão (ou 5 gotas);
* 1 cotonete ou algodão para aplicar.

Como utilizar

Basta bater os ingredientes no liquidificador, peneirar e aplicar sobre a área afetada da unha encravada duas vezes ao dia com o cotonete ou algodão todos os dias até que se perceba a melhora.

2. Eliminando unhas encravadas com água oxigenada

A molécula adicional de oxigênio da água oxigenada é ótima para desinfetar e aliviar inflamações. Este composto é feito da seguinte forma:

Ingredientes

* 100ml de água oxigenada;
* 800ml a 1 litro de água;

Como utilizar

Ferva a água (não a água oxigenada) e em seguida adicione a água oxigenada. Despeje o composto em uma bacia para pés e coloque-os lá por cerca de 20 minutos. Quando este tempo passar, retire os pés e seque-os bem, colocando um curativo no local da unha encrava. É importante que este tratamento seja em dias alternados, pois a água oxigenada não deve ter contato demasiado com a pele.

3. Alho elimina unhas encravadas

O alho é um antibiótico natural amplamente conhecido. Ajuda a eliminar as inflamações, bactérias e fungos da unha encravada. Este remédio natural é feito da seguinte forma:

Ingredientes

* 1 dente de alho grande;
* 1 algodão para curativo.

Como utilizar

Amasse bem o alho com um pilão até que vire uma pasta. Aplique o composto sobre a unha afetada e feche-o com um curativo de algodão ou gaze. Mantenha o curativo com o alho durante a noite enquanto dorme. Pode ser feito todos os dias.

4. Vinagre de maçã para eliminar unhas encravadas

O vinagre de maçã gera um ambiente destrutivo para os fungos e bactérias, portanto é excelente no tratamento de unhas encravadas. Pode ser feito assim:

Ingredientes

* 75ml de vinagre de maçã
* 1 litro de água

Como utilizar

Basta colocar o vinagre de maçã na água e utilizar o composto para mergulhar os pés em uma bacia. Também deve-se manter os pés por pelo menos 20 minutos (e não mais que 25). Após este tempo basta retirar os pés e enxugá-los bem.

5. Sal amargo ou sal de Epson para unhas encravadas

O sal de Epson (popularmente conhecido como sal amargo) é muito eficiente no combate à unha encravada e ainda causa relaxamento. Faz-se da seguinte maneira:

Ingredientes

* 1/3 xícara de sal amargo (ou sal de Epson);
* 1 e ½ litro de água.

Como utilizar

Esquente a água até que esteja morna e adicione o sal amargo. Em seguida coloque o composto em uma bacia e mergulhe os pés. Deixe-os na bacia com água e sal de Epson por ao menos 20 minutos. Após este tempo, basta então retirar os pés e enxugá-los muito bem.

Recomendações gerais sobre unhas encravadas

Unhas encravadas podem causar um incômodo descomunal sobre quem se abate. É importante que um médico seja consultado caso perceba que as unhas estão inflamadas ou demasiadamente encravadas. É importante que você não tente desencravar as unhas com cortadores de unhas ou cutículas, pois pode agravar ainda mais a situação.

Especialmente indicado para você:

setaMICOSE NAS UNHAS: POR QUE OCORRE E QUAIS REMÉDIOS NATURAIS USAR

setaÓLEO DE ARGAN - PARA CABELOS, UNHAS, ROSTO E CORPO

setaO ESMALTE QUE VOCÊ USA É TÓXICO?