Afta: pode ser curada rapidamente. Veja como!


A estomatite aftosa, vulgarmente conhecida por afta, é uma resposta autoimune que se caracteriza pela formação de úlceras bucais benignas e não contagiosas.

A afta pode ocorrer devido a muitas causas: deficiências nutricionais, alergias, insuficiência hormonal, estresse, entre outras.

A duração das aftas é de 7 a 10 dias. São muito comuns e afetam cerca de 20% da população em geral.

Os sintomas mais comuns da afta são ardência e coceira, que podem se agravar pelo contato físico com algumas substâncias, como, por exemplo, bebidas ácidas.

Não há cura para a afta e os tratamentos buscam controlar a dor e promover a cicatrização.

Como é difícil determinar a causa da afta, você pode aliviar os sintomas fazendo uso de remédios naturais. Veja a seguir alguns deles:

1. Óleo de melaleuca

oleo-de-malaleuca

O óleo de melaleuca é muito versátil, inclusive no tratamento de aftas. Pode ser aplicado de duas maneiras diferentes: fazendo bochecho com meio copo de água e 3 ou 4 gotas do óleo ou colocando diretamente no ponto específico, com um cotonete, duas gotas do óleo essencial.

2. Bicarbonato

bicarbonato-de-sodio

Você pode fazer exatamente o mesmo procedimento acima, usando bicarbonato de sódio, que possui ações desinfetante e anti-inflamatória. Basta dissolver uma colher de chá em um copo de água, para fazer bochechos.

O bicarbonato é um ótimo antisséptico natural.

Talvez te interesse ler também:

50 FANTÁSTICOS USOS ALTERNATIVOS DO BICARBONATO DE SÓDIO

ÁGUA, LIMÃO E BICARBONATO É UMA RECEITA REALMENTE EFICAZ CONTRA O CÂNCER?

3. Saquinhos de chá preto ou verde

cha-verde

Pessoalmente eu nunca experimentei este método, mas parece ser eficaz mergulhar em água morna, o saquinho do chá verde ou preto e, em seguida, aplicá-lo sobre a afta. Seria particularmente o tanino presente nos chás que teria propriedades adstringentes e antissépticas para a cura do problema.

Leia mais: CHÁ PRETO AJUDA A EMAGRECER

4. Infusão de sálvia, malva e limão

agua-limao

Sálvia e malva são duas plantas indicadas em caso de aftas por suas ações calmantes e antiinflamatórias. Você pode preparar uma infusão com uma colher de sopa de folhas de sálvia e malva deixando-as por dez minutos em água fervente e, em seguida, filtrando tudo. Deixe esfriar, adicione o suco de um limão. Faça bochechos várias vezes ao dia.

5. Água oxigenada

agua-oxigenata

Pegue um cotonete e umedeça-o na água oxigenada e aplique-o diretamente sobre a afta. Faça esse processo três vezes ao dia, para acalmar as dores e prevenir a infecção.

6. Gelo

O gelo ajuda a diminuir a inflamação e a acalmar a dor, cicatrizando a afta. Coloque-o 3 vezes ao dia sobre a afta mas não diretamente sobre a mucosa, e sim com a ajuda de um pano.

7. Sal

sal

O sal também é um dos antissépticos baratos e eficientes e, por isso, é bom excelente aliado na cura de aftas.

Misture uma colher de chá de sal em meio copo de água morna e enxague a sua boca com o líquido, dando ênfase na zona onde se encontra a afta. Depois cuspa a água. Repita este processo três vezes para ajudar na cicatrização.

Talvez te interesse ler também:

ÁGUA COM LIMÃO: 10 BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE

HERPES LABIAL: O QUE É, QUAIS SÃO OS SINTOMAS E COMO SE PROTEGER

B12: A VITAMINA ABSOLUTAMENTE NECESSÁRIA




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...