Os melhores remédios caseiros para tosse


Embora possa ser muito incômoda em determinadas situações, a tosse em geral é perfeitamente normal e abate-se sobre todos em algum momento.

Além do mais, o seu tratamento é fácil e há diversos remédios caseiros para tosse que ajudam no seu alívio. Veremos aqui quais os melhores remédios caseiros para tosse, assim como prevenir seus sintomas.

Quais as principais causas da tosse

Normalmente a presença de tosse indica também a presenta de uma gripe ou resfriado. Isso acontece porque os resfriados podem trazer também infecções virais no sistema respiratório que acabam por ocasionar a tosse.

Há também as tosses de origem alérgica. Estas geralmente surgem em determinadas estações do ano ou quando estamos em certos ambientes. Por isso, se você percebe algumas destas situações, você pode ter tosse alérgica e pode ser necessário uma observação apurada a fim de perceber que situações estão desencadeando a alergia.

Os melhores remédios caseiros para tosse

A tosse pode ser facilmente tratada, e além dos medicamentos e xaropes que podem ser encontrados nas farmácias sob orientação médica, listaremos aqui os melhores remédios caseiros para tosse. Estes remédios caseiros podem ser ligeiramente utilizados no momento em que percebemos que estamos com a tosse oriunda de um resfriado, gripe ou alergia.

Mel é bom para a tosse

mel-tosse

O mel é muito bom para aliviar a tosse. Estudos recentes mostram que o mel pode ser ainda mais eficiente que diversos medicamentos que contém dextrometorfano, que é um supressor da tosse.

Para utilizar o mel no tratamento da tosse, você pode simplesmente adicionar mel a um chá de ervas (como o chá mate) ou simplesmente adicionar duas colheres de mel a um copo de água quente com suco de um limão inteiro. Recomenda-se dois copos ao dia.

Leia também: O MEL, MARAVILHA DA NATUREZA E SEU USO NA CURA

Probióticos para a tosse

Embora os probióticos não aliviem a tosse diretamente, estes microrganismos auxiliam a equilibrar a flora intestinal, fortalecendo o sistema imunológico do corpo.

Os probióticos estão presentes no iogurte, leite fermentado e alguns queijos e coalhadas. Nossa indicação é uma vitamina com iogurte que é feita com uma banana, meio mamão pequeno e um corpo de iogurte com ou sem sabor. Basta bater por 1 minuto no liquidificador e tomar em seguida. O ideal é tomar ao menos um copo por dia durante uma semana. É importante prestar atenção pois o consumo exagerado de laticínios pode deixar o catarro mais espesso.

Leia também: PROBIÓTICOS PARA COMBATER O ESTRESSE E A ANSIEDADE

Abacaxi é bom para tosse por causa da bromelina

abaxi-tosse

A bromelina é uma enzima presente no abacaxi que se mostra eficaz na supressão da tosse e eliminação do muco da garganta. Além disso, a bromelina é excelente para aliviar problemas de sinusite e outros relacionados à alergia.

Note que compostos de suplementos de bromelina não são indicados para crianças ou adultos que tomam medicamentos para o sangue ou fins de circulação. Portanto, o recomendado é a ingestão do abacaxi em si, cerca de 2 a 3 fatias ao dia são o suficiente para garantir a quantidade de bromelina adequada, além de repor a vitamina C no organismo que será de grande valia na prevenção de gripes e resfriados, e consequentemente a tosse.

Leia também: ABACAXI É BOM PARA A DIGESTÃO, E NÃO SÓ

Como prevenir a tosse

Como há basicamente duas origens possíveis para a tosse (gripe ou alergia), é importante primeiramente observar quais dos dois tipos atingem você mais frequentemente. Se a primeira, ou seja, aquela tosse oriunda do resfriado ou da gripe, você deve então se certificar de estar com o sistema imunológico em dia, mantendo hábitos saudáveis com uma dieta balanceada e rica em vitamina C, exercícios físicos regulares e tentando relaxar pois o estresse também atua contra nosso sistema imunológico.

Caso você tenha mais frequentemente a tosse alérgica, então é importante conhecer quais elementos estão causando alergia a você e evitá-los. É importante frisar que nos dois casos, se a tosse persistir por mais de uma semana é necessário procurar a orientação de um médico para saber o tratamento ideal para sua tosse.

Talvez te interesse ler também:

REMÉDIOS CASEIROS À BASE DE MEL

CURAS E REMÉDIOS NATURAIS PARA GRIPES E RESFRIADOS

TOSSE CHEIA OU SECA: DIFERENÇAS E REMÉDIOS NATURAIS




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...