Manchas no rosto: 10 remédios naturais

Manchas no rosto: 10 remédios naturais

As manchas faciais são causadas pelos mais diversos fatores. De acordo com sua natureza e causa, o tratamento varia bastante. Por exemplo, há manchas que surgem com a idade, enquanto outras são causadas pela exposição excessiva aos raios solares ou pelo hábito de fumar. Cada uma delas requer uma linha de ação diferente.

 

É sempre recomendável que você procure um dermatologista para se assegurar de que não há nada de mais grave acontecendo, como câncer de pele. No entanto, casos mais comuns e simples, como manchas e cicatrizes de acne, podem ser tratados com produtos naturais, do tipo que você encontra em quase qualquer mercado ou farmácia.

O benefício de uma solução caseira, além da economia, é evitar que sua pele fique sensível demais por tratamentos mais agressivos. Essa situação poderia causar manchas ainda mais intensas.

Confira a seguir 10 remédios naturais para tratar manchas faciais e suas indicações. Prevenir o problema é ainda melhor. Por isso, considere o uso de filtro solar com fator mínimo de FPS 30.

1. Agrião

Essa verdura apresenta bons efeitos. Faça uma loção com as folhas picadas, misturando um pouco de água ou azeite de oliva para atingir a consistência ideal. Aplique a mistura sobre a mancha e deixe agir por um período de 15 ou 20 minutos.

2. Limão

O modo de usar não poderia ser mais simples. Esprema o suco de um limão e aplique sobre a mancha que deseja eliminar. Um alerta importante: lave muito bem a área afetada antes de se expor ao sol, para evitar manchas ainda mais intensas. O limão ainda tem a vantagem de conferir maciez à pele.

setaÁGUA, LIMÃO E BICARBONATO É UMA RECEITA REALMENTE EFICAZ CONTRA O CÂNCER?

3. Soro de leite

O soro de leite contém ácido lácteo, agindo um esfoliante natural. O produto não resseca a pele: em vez disso, combate manchas escuras e imperfeições cutâneas. É possível misturá-lo ao limão, no caso de pele oleosa, ao suco de tomate ou aplicá-lo puro sobre a mancha duas vezes ao dia, até que o resultado seja alcançado.

4. Babosa

A substância é reconhecida por suas propriedades de cura e por auxiliar no processo de regeneração da pele. Você pode adquiri-la em forma de gel, mas o bom mesmo é ter uma planta em casa. Espalhe a "baba" da babosa sobre a mancha por trinta minutos, duas vezes ao dia. Em um mês os resultados já serão visíveis.

setaTUDO SOBRE A BABOSA: BENEFÍCIOS, CONTRAINDICAÇÕES E 15 USOS

5. Óleo de rosa mosqueta

Aplique sobre as cicatrizes de acne duas ou três vezes por dia, evitando a exposição ao sol.

6. Salsinha

Com um desempenho bem semelhante ao do agrião, esse tempero pode ser batido no liquidificador com um pouco de água ou azeite de oliva para aplicação posterior sobre a mancha.

7. Abóbora

Combinada a um pouco de água e mel, a abóbora ajuda a controlar os melanócitos, responsáveis pela pigmentação cutânea, diminuindo as manchas e evitando novos sinais. A um purê de mais ou menos duas colheres de sopa de abóbora, adicione uma colher se sopa da água do cozimento e uma colher de chá de mel. O mel é antioxidante, e acaba por revitalizar as células.

seta10 RECEITAS COM ABÓBORA

8. Vinagre de maçã

Para tratar manchas de acne, corte uma cebola ao meio, mergulhando-a em uma xícara preenchida até a metade com vinagre de maçã. Aguarde até que a cebola pareça ter absorvido o vinagre, e então esfregue-a sobre as manchas, deixando agir por 10 minutos. Ao fim de duas semanas de aplicação diária, os resultados começam a aparecer.

setaOS BENEFÍCIOS DO VINAGRE DE MAÇÃ

9. Tomate

Rico em vitamina A, ele pode ajudar a reparar e rejuvenescer a pele. Basta esmagar um tomate maduro e aplicar a polpa diretamente na pele, deixando agir por meia hora. Após esse tempo, enxágue com água morna.

10. Iogurte natural

Com abundantes propriedades clareadoras, ele ainda suaviza os poros. Para uma ação mais intensa contra manchas, misture-o a uma cenoura triturada e deixe na pele por 20 minutos antes de retirar com água morna. A cenoura é adstringente, o que a torna indicada para tratamentos de combate a manchas e cicatrizes de acne.

Leia também:

setaMANCHAS NA PELE: 10 TRUQUES E REMÉDIOS NATURAIS

setaFAÇA VOCÊ MESMO CREMES ANTIRRUGAS