8 remédios naturais para o verão – e que realmente funcionam!


No período das férias, é comum viajarmos e precisarmos de algum remédio para um problema de saúde. Entretanto, dependendo do lugar onde você estiver, pode ser que não conte como uma estrutura de saúde avançada. Então, qual seria a saída? Remédios naturais! Vejamos algumas opções de remédios totalmente naturais que curam, não fazem mal ao meio ambiente e são úteis no verão.

1. Bicarbonato de sódio no caso de eritema

O eritema é realmente irritante. Apresenta-se em forma de vermelhidão intensa na pele, com bolhas, que tendem a formar crostas. Muitas vezes, provoca uma coceira irritante. Eritema, típico do verão, pode ser causado por suor ou pela exposição solar, especialmente no caso de peles sensíveis. Se a erupção é extensa, você deve adicionar algumas colheres de sopa de bicarbonato de sódio na água na banheira. Se o eritema afeta uma pequena área, aplique sobre a mesma uma solução feita de bicarbonato de sódio e água, com a ajuda de uma haste de algodão e com cuidado para não esfregar.

2. Óleo essencial de eucalipto contra picadas de insetos

O óleo essencial de eucalipto é útil tanto para impedir a picada de insetos, em especial os pernilongos, quanto para aliviar a irritação de suas picadas. Seu odor, muito agradável para nós, é pouco tolerado pelos insetos. Você vai ficar longe do problema se massagear algumas gotas do líquido sobre a pele. A melhor maneira de usá-lo é diluir algumas gotas do óleo essencial com óleo vegetal (como de amêndoa doce, jojoba e gérmen de trigo) e despejar em uma garrafa de vidro escuro mantendo-o bem fechado, a fim de preservá-lo e levar com você para qualquer lugar. Se acontecer de você ser picado, aplique a mistura diretamente sobre a picada.

3. Aloe Vera para queimaduras solares

A melhor maneira de evitar queimaduras solares é usar um bom protetor solar, de preferência filtros orgânicos e minerais e ficar à sombra durante as horas mais quentes do dia. Afinal, as queimaduras solares estão sempre à espreita. O remédio mais conveniente para a praia é o gel de aloe vera, por suas propriedades calmantes e relaxantes. Você pode comprá-lo para substituir o pós-sol , que, muitas vezes, inclui ingredientes derivados do petróleo em sua composição. Vai ser fácil de aplicar e terá um efeito calmante imediato. É adequado para crianças. Uma vez em casa, você pode usar os remédios da vovó, como por exemplo, aplicar nas queimaduras solares a casca ou fatias de batatas, que diminuirão a dor, devido ao alto teor de amido.

Leia também: TUDO SOBRE A BABOSA: BENEFÍCIOS, CONTRAINDICAÇÕES E 15 USOS

4. Compressa de água e açúcar, no caso de olhos vermelhos

Se os seus olhos ou de seus filhos estão avermelhados devido ao sol, vento, cloro ou água do mar, a ajuda inesperada vem do açúcar. Leve a água para ferver em uma panela. Adicione algumas colheres de chá de açúcar, mexa e espere a água recomeça a ferver. Nesse ponto, desligue e deixe esfriar e, em seguida, utilize uma gaze para absorver o líquido que deverá ser aplicado sobre os olhos para aliviar a vermelhidão.

5. Sal grosso contra as pernas e os pés inchados

Para aliviar o inchaço nas pernas causado pelas altas temperaturas do verão, o remédio mais imediato é a utilização de sal grosso. À noite, que geralmente é o momento em que o inchaço ocorre mais intensamente, mergulhe os pés em uma bacia de água quente, na qual você deve adicionar o sal. Se o inchaço ocorrer nas pernas, adicione algumas colheres de sopa de sal à água do banho. Se você tiver disponível um óleo essencial, como lavanda, limão ou hortelã, você pode adicionar duas ou três gotas no sal, antes de colocá-los na água, para obter um efeito antifadiga.

6. Vinagre contra picada de água-viva

O vinagre é recomendado como remédio natural contra picadas de medusas. Se uma água-viva te escolheu como vítima, saia imediatamente da água e despeje cuidadosamente água do mar sobre a área irritada. Quando chegar em casa, você pode continuar a tratar a área, aplicando sobre ela um pano de algodão embebido em água fria e vinagre branco. Repita a operação várias vezes, isso vai ajudar a aliviar a dor. Em caso de sintomas mais graves é necessário chamar um médico.

7. Salsa contra contusões

Para curar mais rápido pequenos hematomas, assim como a imediata aplicação de gelo, outra ajuda vem direto da horta. Trata-se da salsa, conhecida por suas propriedades calmantes. Você pode aplicar as folhas de salsa diretamente sobre a parte afetada ou fazer uma infusão para aplicar sobre o hematoma com a ajuda de um tufo de algodão.

8. Gengibre e erva-cidreira para acabar com a náusea

O gengibre é tradicionalmente usado na medicina ayurvédica por suas muitas propriedades benéficas. É especialmente útil em caso de náuseas, até mesmo para pessoas que sofrem durante uma viagem de avião, carro ou barco. O gengibre age causando um relaxamento do trato gastrointestinal, parando as contrações por náuseas.Quem sofre de náusea durante viagens, pode beber um chá feito com a raiz do gengibre antes de partir. Descasque e corte em cubos um pedaço de gengibre e leve-o para ferver por cinco minutos. Coe o líquido e adoce-o com mel se quiser, se não, beba mesmo sem adoçar. O chá pode ser servido quente ou frio e pode ser uma boa ideia levar uma garrafa do chá para ir bebericando durante a viagem. O gengibre é eficaz contra a náusea e não dá os efeitos colaterais dos medicamentos comuns. Se o sabor do gengibre for desagradável para as crianças, você pode se preparar para eles uma infusão de erva-cidreira.

Talvez te interesse ler também:

5 REMÉDIOS NATURAIS PARA CURAR A RESSACA

ÓLEO DE MELALEUCA: SUAS MIL UTILIDADES, PROPRIEDADES E COMO COMPRÁ-LO

AROMATERAPIA: PRINCIPAIS ÓLEOS E UTILIZAÇÕES




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 1 comentário

  1. Marly
    Publicado em 21/01/2021 às 12:22 pm [+]

    Parabéns. Receitas simples, fáceis e que realmente funcionam.


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...