4 Maneiras de Fazer Conserva de Pequi


Pequi: planta nativa do nosso Cerrado que leva o nome científico de Caryocar brasiliense de tão brasileira que é. Conhecida também pelos nomes populares de piqui, pequiá, piquiá, piquiá-bravo, amêndoa-de-espinho, grão-de-cavalo, pequerim e suari, este fruto de sabor marcante e peculiar é usado em vários pratos da culinária nordestina brasileira. E, para ter pequi durante o ano inteiro, dá para conservá-lo de várias maneiras. Vejamos como.

Para te inspirar ainda mais a arregaçar as mangas e preparar uma conserva de pequi, saiba que esta fruta é rica em Vitaminas A, C e do complexo B, além de minerais como cálcio, potássio, manganês, magnésio, fósforo, ferro e zinco.

Leia também: PEQUI: PROPRIEDADES E TODOS OS USOS MEDICINAIS

Da fruta, polpa e semente, se extrai o óleo de pequi muito usado na medicina popular para tratamento das doenças do aparelho respiratório (gripe, asma, bronquite) mas também em produtos cosméticos como sabonetes, xampus e cremes para tratamentos de beleza.

Leia mais: ÓLEO DE PEQUI: EXCELENTE PARA O CABELO E PELE SECA

Conserva de Pequi. Por que fazer?

Para ter pequi durante o ano inteiro, dado que sua temporada vai de outubro a janeiro, o jeito é fazer uma conserva dele. A conserva é um método de conservação de alimentos que evita a sua rápida deterioração e o mantém propício ao uso por um tempo maior.

Como conservar o pequi? Vejamos abaixo 4 maneiras de ter pequi o ano inteiro.

1. Conserva básica

Você vai precisar de ácido cítrico para fazer esta conserva. Francisca Nilzete, professora e extensionista rural, ensina tudo direitinho no vídeo abaixo. Ela diz que não é difícil mas é preciso seguir alguns cuidados. Confira todas as suas dicas desde a esterilização do vidro da conserva:

2. Conserva no Azeite

Idelvan Noronha no vídeo abaixo ensina a fazer a conserva no azeite (e esse azeite pode ser usado para fazer o arroz). Segundo Idelvan, esta conserva deve durar uns 6 meses na geladeira. Basta descascar os pequis, cobri-los com azeite e conservá-los em recipiente de vidro. Lembramos que o recipiente deve estar muito bem lavado (fervido ou esterilizado com água sanitária – veja no vídeo acima como se esteriliza).

3. Pequi congelado

Uma outra forma de conservação do pequi é o congelamento. E é isso que nos ensina a fazer Alessandro Dutra do Nascimento no vídeo abaixo. Como ele explica, uma vez congelado, só se pode descongelar uma vez para uso. Portanto, para não estragar, congele o pequi em porções do tamanho que você for consumir. Veja tudo no vídeo a seguir.

4. Polpa do Pequi

E que tal conservar somente a polpa do pequi? É bem prático depois para usá-lo. E como retirar sua polpa? Bom, nesse vídeo, o método é bem tradicional mesmo. Ferva os pequis em água sem sal, deixe escorrer, espere esfriar e passe-os delicadamente na peneira para não saírem seus espinhos. É uma ginástica mas parece qe o resultado é ótimo. Veja como faz o Sr. Gilmar Juscelino da Silva:

Agora este vídeo do Robertinho Soares mostra o empacotamento para o congelamento da polpa. Você pode fazer as porções do tamanho que quiser, conforme a tua necessidade.

É isso, esperamos que tenham gostado e que tenham pequi o ano inteiro.

Talvez te interesse ler também:

AMÊNDOA DE PEQUI: SAÚDE E SABOR ÚNICOS DO CERRADO

COMO PLANTAR PEQUI E FAZER AS SUAS MUDAS




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...