Pizza para Todos – Receitas Fáceis e Versáteis

  • atualizado: 
pizza feita em casa

Há quem diga que tudo começou com os egípcios, há seis mil anos. Outros, creditam aos gregos essa descoberta culinária. No entanto, o que ninguém pode negar é que foram os italianos mesmo que disseminaram e alavancaram o prestígio dela, da pizza. De consistência crocante, massa característica e mil e uma possibilidades de sabores, ela faz a alegria de quem quer um prato rápido e gostoso. No entanto, são poucos os que se arriscam a fazer a pizza em casa. Que tal arriscar?

Confira abaixo cinco receitas fáceis e deliciosas para impressionar a família e amigos no fim de semana.

1. MASSA BÁSICA

Para quem não gosta muito de fugir do tradicional, essa é a receita perfeita. A pizza, que leva, basicamente, farinha de trigo, fermento biológico, sal, açúcar, azeite e água, rende de 5 a 6 discos. O grande segredo da pizza é saber trabalhar bem a massa, para ela ficar naquela consistência que todos amam. Confiram no vídeo abaixo a receita do Buffet Brasile.

 

2. PIZZA VEGETARIANA

Tem sim como comer uma pizza bem saudável, com massa vegana. Misturando os ingredientes aos poucos – farinha de trigo, fermento em pó biológico, sal, azeite e água morna – e optando por fazer a massa dentro de uma vasilha, ao invés da bancada, a receita é garantia de sucesso. O recheio leva tomate frito, queijo, cebola, pimentões, milho e abacaxi. Confira!

3. PIZZA DE LIQUIDIFICADOR

Também dá para fazer uma pizza deliciosa de liquidificador. Todos os ingredientes são batidos e o fermento usado é químico, não biológico. A receita do Canal Ana Maria Brogui rende 1 pizza. No recheio, queijo, tomate, azeitonas, molho de tomate e orégano.

4. PIZZA DE FRIGIDEIRA

Farinha de trigo, ovo, leite, manteiga derretida, sal e fermento em pó são o suficiente para fazer essa pizza de frigideira. Lembre-se sempre de usar uma panela antiaderente e use um pouco de água quando jogar a massa para garantir um melhor cozimento. O recheio é opcional, mas fica bem com queijo, molho de tomate e orégano.

5. SUPER SAUDÁVEL

Quer uma receita saudável de verdade? Faça essa pizza! A base dela é couve-flor. Ela leva farinha de arroz, flocos de aveia (pode ser amaranto ou quinoa), linhaça, suco de meio limão, orégano e uma pitada de sal. A pizza não contém glúten, nem lactose, leva queijo vegano e abobrinha também. Fica muito colorida e deliciosa!

6. RECHEIOS PARA PIZZA

A pizza é um prato tão versátil que combina com praticamente tudo. Que tal, então, deixar um pouco as carnes de lado – tendo em vista que as vermelhas e processadas são comprovadamente cancerígenas, segundo relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) – e investir em outros ingredientes?

Existem vários tipos de pizza que não levam carne na composição:

Pizza Mozzarella – Com queijo muçarela, tomate, orégano e azeitonas pretas;

Pizza Margherita – Com molho de tomate, queijo muçarela e manjericão;

Pizza Quatro queijos – Com molho de tomate (opcional), queijos variados e azeitonas pretas (opcional);

Pizza Pomodoro – Com tomate, muçarela, alho, parmesão ralado e azeitonas pretas.

Pizza Aliche – Com tomate e Anchovas;

Pizza de Alho – Com alho, claro, e azeite;

Pizza Hortolana – Pizza feita só de verduras grelhadas, pode conter cebola, berinjela, abobrinha, tomates. Dá para acrescentar ainda milho e rúcula, entre outros vegetais da tua preferência;

7. O QUE NÃO PODE FALTAR NA PIZZA

Embora muitos pensem que pizza tem que ter molho de tomate e muçarela, obrigatoriamente, a verdade é que esses itens podem ser dispensados, a depender do gosto de cada um. Agora o que não pode faltar mesmo é o bom e velho orégano, que dá todo sabor diferenciado e característico do prato, e também o azeite de oliva.

Então, não se esqueça desses ingredientes quando for fazer a sua receita e...Boa pizza!

Leia também: 

COMENDO MACARRÃO E PIZZA, ITÁLIA CONSEGUE SER O 3° PAÍS MAIS MAGRO DO MUNDO!