Maionese caseira: 7 receitas simples com resultado garantido


Não tem jeito, brasileiro adora maionese e a coloca até na pizza. E se a maionese for caseira então…com alho e outras especiarias que todos nós amamos?! Bom demais, porque nosso povo adora tudo bemmmm temperadinho! Que tal tentar fazer maionese em casa usando os teus ingredientes preferidos?

O único problema da maionese caseira é que ela deve ser consumida no mesmo dia, preferivelmente, porque, não contendo conservante, seu prazo de validade é mesmo bem curto (2 ou 3 dias na geladeira, no máximo), sem falar no risco da salmonela (por isso atenção à procedência dos ovos usados).

Mas, se você tem um almoço, uma festa, um jantar com amigos, vale a pena fazer a maionese em casa porque o resultado é mesmo muito bom. E não é difícil. Veja abaixo 7 opções de receita, escolha a tua, e bom apetite!

1. MAIONESE CASEIRA VERDE

Para quem adora aquela famosa maionese verde, mas não sabe nem por onde começar, a dica é investir nessa receita. Uma das alternativas é utilizar ovo cru na composição, mas nem todo mundo gosta de usar esse ingrediente assim. Por isso, é possível fazer essa maionese, sem precisar recorrer ao ovo cru. O resultado é bem parecido. Quer ver só? É só conferir o vídeo aqui abaixo!

2. MAIONESE CASEIRA TEMPERADA

A maionese simples não tem grandes segredos, o ovo e o óleo são as maiores estrelas da receita. Mas o tempero pode fazer toda a diferença. Por isso capriche na hora de temperar! Para isso siga essa dica do Canal da Carol Mencaroni. Fica uma delícia!

3. MAIONESE CASEIRA COM OVOS COZIDOS

Outra opção de maionese sem ovo cru é utilizar 3 ovos cozidos, meia xícara (chá) de óleo, ¼ de xícara (chá) de vinagre, meia colher (chá) de sal. Pode acrescentar salsinha, cebola, e outros temperos. Bata os ingredientes no liquidificador. Depois é só levar à geladeira e servir com pães, torradas e o que mais sua imaginação permitir.

4. MAIONESE CASEIRA DE LEITE

Dá para fazer maionese caseira com leite, sem utilizar ovos. Para isso separe meio litro de leite, 1 pitada de sal, 2 colheres de mostarda, 2 dentes de alho, suco de 1 limão e óleo. Bata todos os ingredientes no liquidificador, com exceção do óleo, que deve ser acrescentado aos poucos, até que a maionese fique no ponto. Essa maionese pode ser guardada na geladeira por cerca de 1 semana. Confira o modo de fazer no vídeo abaixo:

5. MAIONESE CASEIRA DE LIQUIDIFICADOR

A dica do Canal do Fábio Dantas não poderia ser mais simples. Para fazer essa maionese caseira, separe meia colher (chá) de sal, 1 colher de limão, 2 ovos e meio litro de óleo. Bata os ovos, o sal e o limão no liquidificador e vá acrescentando o óleo aos poucos, até adquirir a consistência de maionese. Muito simples e deliciosa! Confira:

6. MAIONESE DE BATATA

A batata é tão versátil que dá até para fazer maionese. Essa receita é típica do sul e é muito fácil de fazer. Basta cozinhar algumas batatas com 2 ovos cozidos por cerca de meia hora. Amasse as batatas, reserva-as e coloque-as na geladeira. Bata os 2 ovos cozidos no liquidificador, e cubra-os com azeite. Adicione essa mistura às batatas e mexa até conseguir consistência. Tempere com sal, pimentão e outros temperos de preferência. Depois é só deixar na geladeira e se deliciar!

7. MAIONESE CASEIRA VEGANA

Para os veganos também existem boas opções de maionese caseira. Essa dica é do Canal Presunto Vegetariano. Para fazê-la, bata no liquidificador 1 xícara (chá) de óleo de soja, 1 dente de alho (sem o miolo), 1 colher (sopa) de vinagre branco e sal a gosto. Vá acrescentando o óleo aos poucos até a maionese ficar no ponto. Muito bom!

Agora que você tem tantas opções de receita, mãos à massa e mostre teu dotes culinários aos amigos mais queridos! Use a imaginação e coloque os teus temperos preferidos. Praticamente todas as especiarias (pimenta-do-reino, pimenta-rosa, orégano, ervas finas…) tudo fica bom na maionese! Bom apetite!




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 2 comentários

  1. CARLOS CHAGAS
    Publicado em 31/12/2020 às 10:11 pm [+]

    A melhor e mais saudável receita de maionese que já tive conhecimento – com ovos cozidos, picados. Fica afastado o perigo de se contrair SALMONELA, se utilizar gemas de ovos cruas !!!
    Carlos Chagas


  2. Daia Florios
    Publicado em 02/01/2021 às 11:51 am [+]

    XD <3


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...