5 RECEITAS de Patê de Azeitona Para Você se Deliciar

  • atualizado: 
patê de azeitona

O patê é uma receita super simples, gostosa e versátil, que dá para fazer com vários ingredientes para variar o sabor. E especialmente o de azeitonas, não importa se verdes ou pretas, é sucesso garantido como entrada no almoço ou jantar, como petisco ou aperitivo. Agrada a todos, vegetarianos, onívoros e até veganos!

Vejamos 5 receitas para todos os tipos de pessoas e gostos. Escolha uma delas – ou todas – e incremente o menu da sua festa, do seu jantar, do seu encontro em casa com amigos!

1. Patê de azeitonas pretas ou verdes

Para começar, uma receita super simples de fazer e que fica deliciosa. Esse patê leva ricota - que ajuda a dar a textura -, requeijão, azeitona preta (ou verde) e sal e pimenta a gosto. Vale a pena escolher azeitonas de boa qualidade para ter certeza de um patê gostoso de verdade:

2. Patê de azeitonas verdes recheadas

Para incrementar o patê, o Canal Receitas que Amo ensina uma receita que inclui cebola (crua, sem refogar), maionese, requeijão e temperos variados. Para um patê mais lisinho, prefira bater no processador, mas se você gosta de sentir os pedacinhos, é só misturar à mão mesmo. Depois de pronto, deixe na geladeira por cerca de 2 horas para apurar o sabor dos ingredientes:

3. Patê de azeitonas sem lactose – Vegano

Essa é para os veganos. Muitas vezes é difícil achar um acompanhamento para as torradas e afins, sem lactose. Mas é possível e a receita fica ótima. No Canal da Fabiana Santina, Brincando de Ana Maria, tem um patê de azeitonas vegano, com biomassa de banana, azeitona verde (ou azeitona preta), alcaparra, azeite, alho e manjericão (ou salsinha, cebolinha). Uma delícia!

4. Patê quase sem calorias (palavra do Chef)

Para quem não quer engordar ou procura uma versão mais light, experimente esse patê com tofu e azeitonas pretas. A receita não tem quase nenhuma caloria, e nem colesterol. Um ganho e tanto para a saúde e fica ótimo. Confira!


5. Receita de Tapenade

Tapenade é um tipo de patê, originário da França. A receita do Canal Seu Eco Chef leva cardamomo, alcaparras, salsão, azeite e sal marinho e tem como base discos de abobrinha. Esse patê serve como dica para variar um pouco o cardápio. O resultado é show!

Especialmente indicado para você:

setaAZEITE EXTRAVIRGEM DE OLIVA: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER

setaAZEITONA PRETA: TIPOS E BENEFÍCIOS. POR QUE FAZ BEM À SAÚDE?

setaCHÁ DE OLIVEIRA: PORQUÊ USAR E COMO FAZER