10 maneiras de eliminar as ervas daninhas


A verdade é que ervas daninhas também são vida e não deveriam ser eliminadas, muito menos com herbicidas mas, também é verdade que às vezes elas precisam ser retiradas porque impedem ou atrapalham o crescimento das culturas que queremos plantar. O que fazer? Vejamos 10 soluções para eliminar as ervas daninhas da hora e jardim, sem o uso de glifosato e outros herbicidas.

1. Manta (palha, etc)

A manta é uma espécie de cobertor que se coloca sobre o solo feito de folhas, serragem, palha, casca de árvores, etc. É geralmente usada em vasos, canteiros de flores e bordas de hortas.

Trata-se de cobrir a terra com uma camada bastante espessa de material orgânico que impede o crescimento das ervas daninhas.

Por exemplo, você pode usar pedaços de casca e fibras de coco.

2. Remoção manual

Se as ervas daninhas te incomodam mas não são tanto um problema a ponto de ter de recorrer a remédios drásticos, removê-las à mão ou com a ajuda de ferramentas de jardinagem, é uma boa opção.

Se removermos imediatamente as ervas daninhas, assim que elas nascerem, elas não se reproduzirão através de flores e sementes e, portanto, não se expandirão muito. Nossa tarefa, portanto, será facilitada.

remover ervas daninhas

3. Bordas ornamentais

No jardim e na horta, podemos criar bordas ornamentais e caminhos pavimentados que impeçam o crescimento das ervas daninhas. Por exemplo, podemos plantar ervas que ocupem espaço e que façam sombra, dificultando o crescimento das ervas daninhas, ou mesmo criar caminhos de azulejos de acesso ao jardim, e impedir que as ervas daninhas se espalhem em terra livre.

remover ervas daninhas 3

4. De olho nas regas

Atenção à rega, melhor ajustá-la o melhor possível certificando-se de que os pontos onde as ervas daninhas podem crescer, não recebam água e fertilizantes. Melhor regar e fertilizar a horta e o jardim somente onde for necessário, deixando pouco espaço fértil para que as ervas daninhas cresçam e se espalhem.

5. Horta sinérgica

Na horta sinérgica, o problema das ervas daninhas não existe porque a biodiversidade é plenamente respeitada. Flores e plantas que muitas vezes são consideradas ervas daninhas são semeadas especificamente em torno dos jardins para criar o habitat natural perfeito para borboletas, abelhas e insetos amigos do jardim. Também se usa cobertura com palha (manta).

6. Cavaco (lascas de madeira)

O cavaco é obtido a partir de galhos e pequenos pedaços de madeira e é útil tanto para criar a manta, onde você não quer que cresçam ervas daninhas, quanto para cultivar um verdadeiro jardim sem água, graças a uma técnica de agricultura sustentável que não utiliza água e é feita propriamente con cavaco.

remover ervas daninhas 4

7. vinagre

O vinagre de vinho branco contém 5% de ácido acético. É um dessecante que impede que as plantas sobrevivam e é considerado eficaz sobretudo em ervas daninhas jovens que não desenvolveram muito as raízes.

Tente uma pulverização feita da mistura em partes iguais de água e vinagre (por exemplo, um copo de água e um de vinagre) na base das ervas daninhas que você gostaria de retirar, mas faça isso longe das plantas de seu jardim.

8. Vodka

Outro ingrediente que é usado para eliminar ervas daninhas sem o uso de herbicidas é a vodka. Tente pulverizar uma mistura de água, vodka e detergente nas ervas daninhas expostas ao sol para secá-las. Experimente um copo de vodka diluído em um copo de água e adicione duas ou três gotas de detergente ecológico.

9. Água quente

Se você preferir não usar substâncias que a longo prazo poderiam ser prejudiciais para o meio ambiente, para remover as ervas daninhas da horta e do jardim, tentar usar água quente despejada diretamente sobre as ervas daninhas indesejadas.

Aparentemente funciona sobretudo nas ervas daninhas que crescem entre as fissuras do concreto e entre as telhas. Mas esse método é meio cruel, claro que menos do que o do uso de herbicidas. Experimente antes porém o métodos menos invasivos.

10. Tecidos biodegradáveis e compostáveis

Finalmente, existem tecidos biodegradáveis e compostáveis que são produzidos do cultivo de milho e de lixo orgânico que são adequados como alternativa à manta. Para encontrá-los, pergunte por eles nas lojas de jardinagem e ou de suprimentos agrícolas.

Talvez te interesse ler também:

COMO “LER” AS ERVAS DANINHAS PARA ENTENDER A SAÚDE DO SOLO

COMO FAZER ADUBO VEGANO E TER COMPOSTAGEM ORGÂNICA E CASEIRA, HORTA E POMAR

CULTIVE ESTAS 7 ERVAS AROMÁTICAS PARA AJUDAR A CRESCER MELHOR OUTRAS PLANTAS




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...