Como usar o bicarbonato de sódio para evitar fungos nas plantas


O bicarbonato de sódio tem muitas utilidades, além de servir para limpeza de casa, desinfecção de vegetais, como ingrediente em receitas de bolos, como produto para lavagem de roupas, como remédio para azia, no tratamento de pele, no cuidado do cabelo, como medicamento natural para diversas doenças e como antiparasitas para os pelos dos pets, é um produto de ação alcalinizante.

Neste conteúdo, mostraremos uma outra utilidade do bicarbonato de sódio, como antifúngico de plantas, sendo útil na agricultura e na jardinagem, graças ao seu poder desinfetante que previne, repele e elimina a presença de diferentes espécies de fungos que afetam as plantas.

Todas essas propriedades do bicarbonato de sódio se devem ao seu teor alcalino, que cria ambiente impróprio para à proliferação de fungos, que para viverem, precisam de ambientes ácidos.

Para saber como utilizar o bicarbonato de sódio serão explicados os seguintes tópicos:

{index}

Tipos de parasitas que o Bicarbonato de Sódio previne e evita nas plantas:

O bicarbonato de sódio age como fungicida natural, nos seguintes casos:

  • Bolor cinzento (Botrytis cinerea): manifesta-se pela formação de uma massa algodoada de cor castanha-acinzentada, que provoca a decomposição de flores, frutos e tecidos moles das plantas. Este fungo, frequentemente, ataca morangos, brócolis e rosas.
  • Rhizoctonia solani: este fungo produz danos ou lesões na base do caule, causando ruptura e, consequentemente, a morte da planta. Muito comum em feijão, pimenta, espinafre, batata e tomate.
  • Cogumelos ascomicota: causam o famoso oídio (parasita unicelular), também chamado de mal branco ou nevoeiro, que provoca uma doença que afeta diferentes tipos de plantas: videiras, beterrabas, alcachofras, tomates, etc.
  • Mildio: esta doença atua de formas variadas e através de diversos parasitas. Estes tipos de família de parasitas costuma afetar afeta plantações de uva, soja, alface e pepino, provocando manchas nas folhas e desvitalização da planta.

Fórmula antifúngica de Bicarbonato de sódio:

O que será necessário:

Para o preparo da solução em spray de bicarbonato de sódio com poder antiparasitário em vegetais, será necessário:

  • 1 litro de água
  • 10ml de leite
  • 1 g de bicarbonato de sódio
  • 1 recipiente de spray

Instrução de Preparo:

  1. Misture todos os ingredientes.
  2. Em seguida, coloque a solução em um recipiente spray.
  3. Feito isso, pode aplicar nas folhas da plantas, pulverizando-as com a solução através de jatos suaves e não em horário solar.

Forma de utilização:

A solução de bicarbonato de sódio deve ser aplicada sobre toda a parte aérea das plantas e, em especial, sobre as folhas, tanto na parte da frente, como de trás.

É recomendável duas aplicações semanais, principalmente nos períodos do ano em que há baixas temperaturas e muita umidade, ou em épócas que as condições favorecem à proliferação de fungos.

Para manter o efeito da solução de bicarbonato de sódio ativa, faça apenas a quantidade que irá utilizar na planta e na hora que, realmente, for usá-la.

Não faça a solução com antecedência, pois, de um dia para o outro os princípios ativos do bicarbonato perdem o efeito.

O único cuidado que se deve ter com o bicarbonato é não utilizar na irrigação da terra, onde vive a planta, pois, caso o solo, já seja alcalino, ficará mais ainda e se for ácido, e o mais apropriado para a planta, isso alterará as condições adequadas para o desenvolvimento dela, com a modificação do Ph da terra, mais propício para o crescimento do vegetal.

Para as plantas, o bicarbonato de sódio não tem efeitos colaterais, não sendo prejudicial em nenhuma de suas partes.

A concentração de bicarbonato de sódio pode ir até 4% não mais do que isso

Bicarbonato de sódio, uma forma natural, inteligente, sustentável e ecológica para proteger e cuidar das plantas

Agora, que já conhecem o potencial e a utilidade do bicarbonato de sódio, é possível cuidar das plantinhas sem colocar em risco a saúde, provocar a contaminação de frutos, caso sejam plantas frutíferas e poluir o ambiente, com o uso de agrotóxicos, fungicidas e inseticidas, comumente utilizados para tal fim, por desconhecimento de formas alternativas e ecológicas.

Bicarbonato de sódio uma opção natural, para cuidar das plantas!

Experimente!

Sobre jardinagem, talvez te interesse ler também:




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...