JARDINAGEM faz bem para a saúde das crianças, um estudo confirma


Ensinar jardinagem às crianças ajuda a deixá-las saudáveis. Quem argumenta isso é uma equipe de cientistas em uma pesquisa publicada no Journal of Nutrition Education and Behavior, que estudou o impacto da jardinagem nos menores, descobrindo inúmeros benefícios, incluindo precisamente o poder de mantê-los saudáveis.

Em quatro escolas da Califórnia aplicou-se o Shaping Healthy Choices Program (SHCP), que é um programa baseado em um único princípio, o de implementar uma série de dinâmicas que ajudam a desenvolver e a melhorar o bem-estar das crianças.

Da educação à alimentação, da importância da família às políticas educacionais da comunidade, na prática, durante o experimento que durou cerca de um ano, jovens estudantes de 9 a 10 anos cultivaram uma horta na escola.

Foram quase quatrocentos pequenos jardineiros que plantaram, cuidaram, regaram e colheram as verduras que foram então utilizadas no refeitório escolar, ou em casa com suas famílias.

Foram observadas as crianças durante todo o período, e graças ao apoio das famílias, o programa de bem-estar nutricional também teve continuação em casa. Os cientistas notaram então que as crianças envolvidas na jardinagem, tiveram significativas melhorias.

“O índice de massa corporal (IMC) e a relação peso-altura melhoraram. No grupo que havia crianças com excesso de peso ou obesas, houve uma redução de 55,6% a 37,8%. Esta drástica mudança determinou que aqueles que seguiram o programa SHCP, tiveram melhorias na saúde e foram mais competentes no campo da nutrição”, disse a principal autora, Rachel Scherr.

Uma bela estratégia para resolver o problema da obesidade infantil que continua a crescer.

Mas as razões para cultivar uma horta com seus filhos também são muitas outras. Dedicar-se à natureza dá livre curso à imaginação porque as crianças podem escolher o que plantar e deixam o pensamento voar na distração do cultivo. Além do mais, este pode ser um bom momento para se reunirem com toda a família.

Assim, de um lado as crianças se mantêm longe da televisão, dos jogos eletrônicos e dos vídeos, e os adultos aliviam o estresse diário com o plantio de flores, plantas, alimentos ou hortaliças que poderão levar para suas mesas.

Leia mais sobre jardinagem:

CULTIVE A TERRA E ACABE COM A DEPRESSÃO

VOCÊ JÁ PENSOU EM ADOTAR UMA PRAÇA NA SUA CIDADE?

HORTA ORGÂNICA EM 10 PASSOS




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...