Horta no Outono → o que Colher, Plantar e Planejar nesta estação


O outono é uma estação tranquila para os cultivos hortícolas – claro, depois que passam as grandes chuvas de março, que a terra drena suficientemente e que o sol deixa de queimar demais. E também, o outono é a melhor época para se planejar as futuras colheitas, de verão.

Então, se você tem uma horta no fundo do seu quintal ou mesmo na varanda, continue lendo pois, outono é hora boa para arregaçar as mangas no jardim.

Leia também: HORTA ORGÂNICA EM 10 PASSOS

No outono, hora de colher a sementeira de verão

É agora, a partir do começo do outono, que você vai começar a usufruir daquilo que plantou no verão – as abóboras e abobrinhas, o milho e uma infinidade de verduras que precisavam de mais sol estarão já prontas para tirar da terra. Mais adiante, quando o tempo esfriar bem, será hora de se colher as frutas de inverno – as bagas silvestres e o morango levam esse carro adiante.

O que é bom cultivar no outono

Com dias menos quentes, noites mais frias e solos melhor drenados e frescos, o outono brasileiro é ideal para o cultivo de folhagens mais delicadas e de curto tempo – alface, rúcula, salsa, acelga e repolhos, coentro, almeirão, manjericão. E mais: salsão, espinafre, mostarda, escarola, chicória, alho, couve, batata doce, cará, inhame, cenoura, ervilhas, quiabo e milho de inverno – plantas que vão se beneficiar da quantidade de luz e da redução do exagero de chuvas.

Na horta, as flores

Nesta época as hortas florescem com as mostardas, gengibres, margaridas, cravos, gerânios, tagetes, dálias e zínias.

E é o momento certo para ajeitar as coisas para que o jardim de verão também seja florido – aí está o bom momento para colocar na terra os bulbos de lírios, íris e tulipas, semear capuchinhas e margaridas.

Leia também: 11 FERTILIZANTES E PESTICIDAS ORGÂNICOS FEITOS EM CASA

Outros cuidados no outono

  • Transplantar, podar, rarear canteiros, separar mudas
  • Podar frutíferas e arbustivas
  • Adubar com composto, farinha de osso, cinzas
  • Recolher sementes para a próxima sementeira
  • Incorporar ao solo o excedente vegetal, como cobertura morta, preparando para o verão
  • Planejar uma rotação de áreas é interessante – a terra precisa de um descanso, também
  • E, para o próximo ciclo, alterne os locais de cultivo – onde foi tubérculo plante folhosa – mas não junte, numa mesma porção, tomate e batata que, mesmo em ciclos alternados, não gostam de estar tão próximos.

Como bem disse Carlo Petrini, ter uma horta em casa, cuidar de produzir seu próprio alimento é uma ação de resistência que, cada vez mais, devemos ter.

Talvez te interesse ler também:

HORTAS PRODUTIVAS EM PEQUENOS ESPAÇOS

HORTA COM PALLETS É FÁCIL! VEJA AQUI IDEIAS DIFERENTES

OS USOS DO VINAGRE NA HORTA E NO JARDIM




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...