Os usos do vinagre na horta e no jardim


Alguns produtos que servem para a nossa cozinha e limpeza da casa também podem ser usados para controlar problemas que temos na horta e no jardim. Estamos falando do vinagre.

Sim, o vinagre pode ser usado para diversas coisas. Na limpeza, o vinagre é excelente: o ambiente ácido que cria remove gorduras e bactérias. Na alimentação, o uso do vinagre de maçã já demonstrou seus benefícios tanto na culinária, na preservação de alimentos como nas dietas de emagrecimento e recuperação da saúde.

Agora você vai aprender como usar o vinagre para facilitar a saúde das suas plantas.

Como usar o vinagre na horta e no jardim

1. Afastar a mosca-da-fruta

O vinagre ajuda a afastar alguns insetos que atacam as plantas como, por exemplo, a mosca-das-frutas. Você pode fazer uma armadilha para moscas usando uma xícara de água, meia de vinagre de maçã e meia de açúcar. Coloque tudo em uma garrafa ou lata e pendure nas árvores de frutos que você tenha no jardim – as moscas se deliciarão com a mistura e deixarão as frutas em paz.

2. Afastar animais que danificam a horta

Alguns animais não suportam o cheiro do vinagre branco, comum – estou falando de gatos, coelhos e guaxinins não suportam o cheiro do vinagre portanto, para proteger a suas plantas é suficiente você colocar alguns pedaços de pano, ou algodão, embebidos em vinagre, criando uma cerca de cheiro que afastará os animais, de forma segura, sem afetar a saúde deles.

3. Para regar as plantas que precisam de maior acidez

Use, para regar as plantas, a seguinte composição: uma xícara de vinagre de maçã em três litros de água é uma boa maneira de você aumentar a quantidade de ferro disponível. Mas, não use essa fórmula para todas as plantas, evite aquelas que não suportam um aumento na acidez do solo. Plantas que vão se beneficiar são as rosas, a lavanda e o oxicoco, por exemplo. Ah, e não borrife sobre as plantas pois o vinagre matará muitas delas.

4. Acabar com ervas daninhas

Vinagre é herbicida – se você despejar água com vinagre sobre plantas que não queira ter, ou que precise retirar de muros, calçada ou paredes, estas morrerão.

5. Água dura

Se a água da sua região é muito calcária, a chamada “água dura”, você pode misturar vinagre a ela para que se acidifique um pouco fazendo com que seja mais adequada ao uso. O indicado é acrescentar uma xícara de vinagre para cada 3 litros de água. Dessa maneira também se retiram bactérias e esporos de fungo que a água contenha.

6. Desinfetar utensílios de jardinagem

Agua com vinagre é muito adequado para lavar utensílios de jardinagem – de ferramentas a vasos e bandejas de germinação, para evitar a transmissão de fungos que poderão afetar outras plantas.

7. Acabar com lesmas e caracóis

Lesmas e caracóis morrem com vinagre puro. Você pode fazer armadilhas que contenham vinagre (e repor sempre que chover), pode pulverizar o vinagre sobre as lesmas. Mas, este uso pode também afetar algumas plantas então, antes de o usar, verifique se a planta resiste ao vinagre.

8. Tratar plantas atacadas por fungos ou pulgões

Uma mistura de vinagre com água e sabão também é muito eficiente para retirar pulgões e outros insetos que grudam nas folhas das plantas. Este uso é muito eficiente também em caso de ataques de fungos às árvores (quando estas não são especialmente sensíveis ao vinagre, claro).

Essas dicas são de uso da agroecologia que busca soluções eficientes e ambientalmente corretas para os problemas que aparecem nos cultivos. Pode-se usar qualquer tipo de vinagre mas, o melhor é usar o vinagre próprio para jardinagem, que tem 25% de ácido acético (os vinagres de uso alimentar têm 10%, em geral) e diluí-lo, conforme a necessidade. Ou você também poderá fazer seu próprio vinagre em casa, pela fermentação de frutas e legumes – esse é um procedimento fácil e barato que ensinaremos em um outro artigo.

Especialmente indicado para você:

VINAGRE DE MAÇÃ: MIL BENEFÍCIOS PARA CABELOS, PELE, SAÚDE E MUITO MAIS

11 RECEITAS CASEIRAS DE INSETICIDAS E REPELENTES BIOLÓGICOS FÁCEIS DE FAZER




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...