Como e porque atrair morcegos para o seu jardim

morcegos

Os morcegos são uma presença natural e um elemento importante para o ecossistema. Talvez nem todo mundo saiba mas, assim como as abelhas, alguns morcegos desenvolvem as funções de polinizadores. É difícil conseguir ver um morcego, até porque, como se sabe, os morcegos são notívagos. Mas a verdade é que já se fala de uma verdadeira extinção deste animal.

Ter contato com um morcego durante o dia é uma tarefa muito difícil, a não ser que se tenha a disposição um batbox para espreitar de vez em quando a fim de entender se o morcego decidiu usá-la como refúgio. É propriamente por causa da ausência de abrigos adequados que os morcegos se afastaram das nossas casas e jardins. No entanto, a sua presença na natureza é muito importante!

bat box milano

Os morcegos se movem de uma planta à outra, de flor em flor para se nutrirem. Recolhem e transportam pólen e deste modo têm um papel precioso seja na florescência que no desenvolvimento do fruto. Os morcegos que se nutrem de néctar adoram escolher lugares onde haverá comida disponível para nós.

É por isso que, para atrair um morcego no nosso jardim ou em nossa varanda é bom haver muitas flores perfumadas e ricas em néctar.

Nem todos os morcegos vão em busca do néctar para nutrição. Outros tipos de morcegos nutrem-se de insetos, especialmente de mosquitos. Por isso, ter uma caixa para o morcego no jardim ou pendurá-la na sua varanda pode ser útil para te proteger dos pernilongos durante a primavera e o verão. Um morcego sozinho pode comer 1000 pernilongos por noite!

A ação dos morcegos insetívoros também é útil para proteger a nossa horta, jardim e vasos de plantas do ataque de parasitas, pois os morcegos comerão todos eles! Assim, nossas flores e nossas colheitas estarão sempre seguras e protegidas. E desta forma, você pode esquecer totalmente os inseticidas e pesticidas.

Então, deixe pra lá toda superstição ligada a morcegos e todo o medo de que estes animais voadores possam atacar os seres humanos ou lhes causar doenças. Os morcegos são uma espécie protegida, o que é necessário para os ecossistemas do nosso planeta.

morcegos australia

Outro bom motivo para atrair os morcegos para o seu jardim é que suas fezes são um ótimo fertilizante natural, valioso e usado há séculos na agricultura, tanto para o cultivo de hortaliças quanto para o cuidado das plantas e flores. Resumindo, graças aos morcegos é possível evitar tanto os fertilizantes como os pesticidas. O único cuidado é usar luvas para recolher as fezes (guano) dos morcegos.

Se os morcegos encontrarem uma casinha confortável no seu jardim, eles irão te agradecer deixando à sua disposição fertilizantes naturais e acabarão com os insetos indesejados sem que você faça uso de substâncias nocivas. Mas como atrair os morcegos para seu jardim?

Tendo em conta que os morcegos são ativos durante a noite, coloque flores que desabrocham no crepúsculo tais quais, o jasmim, a dama da noite, algumas espécies de orquídeas, a prímula e o estramônio (atenção que esta última é uma planta venenosa por causa da presença de sua potentes s alcalóides)

Finalmente, não se esqueça de colocar um batbox antes mesmo da chegada da primavera e do periodo de floração. As caixinhas para o morcego (batbox) podem ser encontradas em lojas de jardinagem. Em alguns lugares, para promover o controle biológico, estas caixinhas são distribuídas gratuitamente.

Ou então você mesmo pode construir uma casinha para eles usando uma caixa de madeira compensada simples. Pendure a caixa nas paredes externas da casa, na sua varanda ou nos galhos de uma árvore no seu jardim.

Gostou? Veja aqui como seus filhotinhos são mesmo muito fofinhos!

Leia também:

setaO ESPECTÁCULO DA MAIOR COLÔNIA DE MORCEGOS DO MUNDO

setaCOMO ATRAIR PÁSSAROS PARA A SUA CASA