Que tal um galinheiro ambulante no jardim?


Ter galinhas no fundo do quintal é fácil e sempre se tem ovos frescos para os bolos. Mas, um galinheiro fixo traz algumas dificuldades que não ocorrem se você tiver um galinheiro ambulante, ou seja, um que você possa mudar de lugar, de tempos em tempos.

Um bom galinheiro tem que ser uma área confortável para as galinhas ciscarem o chão (onde comem bichinhos, plantas e até pedrinhas, necessárias ao seu processo digestivo na moela); dormirem protegidas de vento e chuva, em lugar alto (galinha gosta é de dormir empoleirada) e com ninhos para que elas ponham os ovos, diariamente e, se for o caso, choquem suas ninhadas.

galinheiro móvel

fonte foto

Um metro quadrado de galinheiro, com poleiros e ninhos na parte alta, com rodinhas ou não para facilitar mudar de lugar, você pode ir deslocando pelo seu terreno, jardim ou até varanda (desde que consiga ter alimento no chão para as galinhas ciscarem). O benefício é que a terra sempre estará adubada e revolvida, limpa de bichinhos e as galinhas sempre terão ervas novas para comer.

hqdefault

fonte foto

Com um galinheiro deste tipo você reduzirá substancialmente o gasto com milho quebrado – complemento alimentar de galinhas de cativeiro, podendo usá-lo somente uma ou duas vezes por semana, jogado diretamente no chão, se este estiver seco, e em cochos, caso o chão esteja molhado.

chickens tractor vista do outro lado

fonte foto

 

galinheiromovel1

fonte foto

A ideia de um galinheiro ambulante, do pessoal da permacultura é muito fácil de se construir, ocupa pouco espaço e ainda protege as galinhas de predadores (cachorro, gambá, gato, etc).

12744277 1545331685764406 6141087215320941313 n

fonte foto

 

Veja neste vídeo um outro projeto de galinheiro móvel, de maior porte (8 m2) desenvolvido no Espírito Santo para agricultura familiar. Também é interessante se bem que não seja adequado para criar galinha em zona urbana, pelo tamanho ampliado mas, perfeitamente adequado se você morar em um sítio. Veja aqui o projeto.

Agora, se você tiver uma horta, um terreno grande, morar num sítio, dê uma olhada neste projeto aqui que, a meu ver, é o mais bem feito para um aproveitamento agroecológico bem equilibrado.

Com rodinhas ou com alças vai valer a pena você ter um galinheiro em sua casa, garantindo proteínas do ovos, e limpeza do chão.

galinheiro movel

foto fonte

Leia mais sobre horta e jardim:

A FAMÍLIA QUE PRODUZ 2.700 KG DE COMIDA POR ANO EM 370 M2

TÉCNICA JAPONESA USA PATOS, PEIXES E PLANTAS PARA PRODUZIR ARROZ ORGÂNICO

HORTA ORGÂNICA EM 10 PASSOS




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...