Alamanda. Veja como cuidar!


Alamanda, Allamanda sp, são espécies de plantas trepadeiras nativas do Brasil. As duas espécies mais conhecidas são a alamanda-amarela e a alamanda-rosa. Vamos conhecer mais sobre elas.

A alamanda-amarela é a Allamanda cathartica, uma planta ornamental, trepadeira, de lindas flores amarelas, útil no jardim para combater pragas dada a sua toxidade, o que faz dela um verdadeiro pesticida natural.

A alamanda-rosa, alamanda-roxa ou alamanda-de-jacobina, é a Allamanda blanchetti também trepadeira, linda de flores exuberantes que vai das tonalidades rosa ao roxo.

São plantas muito usadas para paisagismo por causa da sua beleza e são muito conhecidas por aqui, pois são nativas das regiões norte e nordeste do Brasil.

USO MEDICINAL DAS ALAMANDAS

As alamandas, apesar de tóxicas, também têm uso medicinal

A alamanda-amarela é usada para tratar sarna, provocar vômito, é purgativa em doses mínimas, usada para eliminar vermes e como coadjuvante no tratamento de tumores hepáticos e moléstias do baço. Também se diz que ajuda a baixar a febre e tratar intoxicação por chumbo.

Para uso medicinal, faz-se chá da casca ou da seiva da casca. Mas a sua ingestão pode ser muito perigosa pois é muito desidratante por causar vômitos e diarreia. O látex (leite) é a sua parte mais concentrada em toxidade.

alamanda 2

Já a alamanda-roxa é indicada para tratar espasmos e icterícia.

allamanda blanchetti

Use-as somente mediante recomendação especializada e acompanhamento médico.

ALAMANDA NA JARDINAGEM

No jardim, a alamanda-amarela é útil pois consiste um verdadeiro pesticida natural, contra cochonilhas e pulgões.

Faz-se um chá das folhas da alamanda-amarela picadas para ser aplicado, com uso de um spray, sobre as plantas afetadas pelas pragas.

Use luvas para manusear as alamandas.

COMO CUIDAR DAS ALAMANDAS

São plantas de clima quente que não suportam geadas, gostam de sol pleno e rega moderada.

Uma terra vegetal com composto orgânico rico em fósforo, ajudarão na florada.

Precisam de podas de formação, ou de condução, para que sejam direcionadas para o lugar onde você quiser que estas trepadeiras cresçam.

As podas devem ser feitas após a floração.

Elas se reproduzem por estacas de caule ou por sementes.

Veja os detalhes sobre como como cuidar da alamanda no vídeo abaixo e lembre-se, é melhor fazer atenção ao local onde for plantar alamanda pois, dada a sua toxidade, ela pode ser perigosa para as crianças e para os pets.




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 1 comentário

  1. HENRIQUE LUIZ GARCIA DOZZO
    Publicado em 13/02/2021 às 3:53 pm [+]

    Muito legal….ótimos conselhos…..


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...