Economizar água no horto: sistema autoirrigante economiza 80% d’água


Noocity Groebeds é o nome de um sistema para a criação de uma horta que pode crescer se autoirrigando, economizando até 80% de água. A idéia vem de Portugal, onde há uma crescente preocupação com a origem dos alimentos que as pessoas levam para suas mesas.

A start-up de Portugal decidiu fazer sua própria contribuição para a horticultura urbana, que não é mais apenas um fenômeno da moda, mas um verdadeiro movimento de consumidores e cidadãos conscientes.

Sendo assim, a Noocity Urban Ecology decidiu lançar a idéia para a criação do Noocity Growbeds, grandes vasos autoirrigantes que serão produzidos e disponibilizados para vendas na internet através de uma campanha de crowdfunding lançada no Indiegogo.

A agricultura urbana é um fenômeno internacional que pode dar um grande contributo para o consumo consciente e para uma sociedade mais sustentável. Noocity Growbeds é apresentado como o caminho ideal para o cultivo de alimentos perto de casa.

Poderia ser usado em uma espécie de jardim urbano equipado com um sistema de autoirrigação muito eficiente, uma vez que é capaz de deixar a horta autossuficiente por 3 semanas, garantindo economia de água em até 80% em comparação com os sistemas tradicionais de cultivo.

Além disso, o sistema resolve problemas comuns, como o excesso de água ou irrigação insuficiente e reduz drasticamente as perdas de água que ocorrem através da evaporação ou drenagem. Os criadores do projeto já conseguiram 50% de sua meta de captação dos recursos, em apenas três dias.

Como funciona o vaso autoirrigante 1

Como funciona o vaso autoirrigante 2

Como funciona o vaso autoirrigante 3

Plantando no horto autoirrigante

Passeando pelo horto autoirrigante

Com a campanha apresentada no Indiegogo, os realizadores pretendem financiar novas pesquisas de desenvolvimento que irão completar o projeto chamado Noocity Food Urban, sobre agricultura urbana e nutrição sustentável, baseada em produtos a quilômetro zero. O projeto incluirá a construção de um secador para armazenamento de produtos e um sistema fácil para compostagem doméstica.

Gostou da ideia? Você pode acompanhar a evolução do projeto no Facebook: Noocity Ecologia Urbana e apoiá-lo em Indiegogo.

Leia também: Dicas para o cultivo de ervas aromáticas na varanda de casa

Fonte fotos: indiegogo.com




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...