Cães, assim como as pessoas, tendem a ficar longe de pessoas ruins e negativas, diz estudo.


Cães, assim como as pessoas, reconhecem pessoas ruins ou negativas e mantêm distância dessas. Que nossos amigos sejam capazes de perceber nossas emoções e sensações agora parece ter sido comprovado, mas uma pesquisa revelou que eles também são capazes de captar a negatividade nos outros, afastando-se deles.

Pesquisadores da Universidade de Kyoto descobriram que os cães são extremamente sensíveis aos sinais sociais humanos e sabem quando devem parar de confiar nas pessoas que se comportam negativamente em relação aos seus donos.

O estudo

Para provar isso, os cientistas dividiram 54 cães em três grupos diferentes. Cada grupo participou da mesma interação, mas de maneira um pouco diferente. No teste, o proprietário do cão fingiu ter dificuldade em remover a tampa de um frasco transparente, que continha um objeto que não tinha valor para os cães.

Cada situação variava porque envolvia um espectador que poderia ajudar, recusar-se a ajudar ou deixar espontaneamente o dono antes de pedir ajuda. Além disso, outro espectador neutro esteve presente durante todo o experimento.

Uma vez que a interação estava completa, tanto o espectador ativo quanto o neutro ofereciam os mesmos deleites simultaneamente da palma da mão. Nesse ponto, o cão escolheu qual das duas ofertas aceitar.

Na maioria dos casos, os cães desconfiavam das pessoas que não haviam fornecido ajuda.

“Os resultados mostraram que a escolha dos cães entre as duas pessoas foi aleatória nas condições de ‘Ajudante’ e ‘Controle’. No entanto, na condição ‘Não-Capacitado’, eles foram significativamente prevenidos contra o ator, mais frequentemente do que o ator não útil “, explicam os cientistas.

Na visão deles, os cães avaliam as pessoas observando suas interações com o dono e evitam aquelas que se comportam negativamente com ele.

O estudo também mostra que as características afetivas dos cães são notavelmente semelhantes às humanas. Nossos companheiros fiéis certamente têm funções emocionais mais complexas do que emoções fundamentais como felicidade e raiva.

Cooperação ou ajuda mútua, poderia ser uma característica original das espécies altamente sociais. Não só do homem, mas também em macacos e cachorros. Portanto, quem mora com um cachorro, já sabia disso instintivamente…

Talvez te interesse ler também:

É VERDADE: OS CÃES ENTENDEM O QUE FALAMOS. UM NOVO ESTUDO CONFIRMA

CÃES MAIS INTELIGENTES QUE GATOS? VEJA O QUE REVELA UMA NOVA PESQUISA

GATO, ESNOBE E INTELIGENTE: RECONHECE SEU NOME MAS NÃO ATENDE AO CHAMADO




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...