Cães, assim como as pessoas, tendem a ficar longe de pessoas ruins e negativas, diz estudo.

  • atualizado: 

Cães, assim como as pessoas, reconhecem pessoas ruins ou negativas e mantêm distância dessas. Que nossos amigos sejam capazes de perceber nossas emoções e sensações agora parece ter sido comprovado, mas uma pesquisa revelou que eles também são capazes de captar a negatividade nos outros, afastando-se deles.

Pesquisadores da Universidade de Kyoto descobriram que os cães são extremamente sensíveis aos sinais sociais humanos e sabem quando devem parar de confiar nas pessoas que se comportam negativamente em relação aos seus donos.

O estudo

Para provar isso, os cientistas dividiram 54 cães em três grupos diferentes. Cada grupo participou da mesma interação, mas de maneira um pouco diferente. No teste, o proprietário do cão fingiu ter dificuldade em remover a tampa de um frasco transparente, que continha um objeto que não tinha valor para os cães.

Cada situação variava porque envolvia um espectador que poderia ajudar, recusar-se a ajudar ou deixar espontaneamente o dono antes de pedir ajuda. Além disso, outro espectador neutro esteve presente durante todo o experimento.

Uma vez que a interação estava completa, tanto o espectador ativo quanto o neutro ofereciam os mesmos deleites simultaneamente da palma da mão. Nesse ponto, o cão escolheu qual das duas ofertas aceitar.

Na maioria dos casos, os cães desconfiavam das pessoas que não haviam fornecido ajuda.

"Os resultados mostraram que a escolha dos cães entre as duas pessoas foi aleatória nas condições de 'Ajudante' e 'Controle'. No entanto, na condição 'Não-Capacitado', eles foram significativamente prevenidos contra o ator, mais frequentemente do que o ator não útil ", explicam os cientistas.

Na visão deles, os cães avaliam as pessoas observando suas interações com o dono e evitam aquelas que se comportam negativamente com ele.

O estudo também mostra que as características afetivas dos cães são notavelmente semelhantes às humanas. Nossos companheiros fiéis certamente têm funções emocionais mais complexas do que emoções fundamentais como felicidade e raiva.

Cooperação ou ajuda mútua, poderia ser uma característica original das espécies altamente sociais. Não só do homem, mas também em macacos e cachorros. Portanto, quem mora com um cachorro, já sabia disso instintivamente...

Talvez te interesse ler também:

É VERDADE: OS CÃES ENTENDEM O QUE FALAMOS. UM NOVO ESTUDO CONFIRMA

CÃES MAIS INTELIGENTES QUE GATOS? VEJA O QUE REVELA UMA NOVA PESQUISA

GATO, ESNOBE E INTELIGENTE: RECONHECE SEU NOME MAS NÃO ATENDE AO CHAMADO

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!