Covid-19: cães e gatos em risco no mundo inteiro, ainda mais no Brasil


Devido aos impactos econômicos causados pela pandemia, a situação tem ficado cada vez mais difícil e precária para protetores, abrigos e Ongs de proteção animal, colocando em risco cães e gatos.

Com o desemprego, o aumento dos preços, a diminuição da renda e a restrições em virtude da pandemia, os tutores têm encontrado dificuldades para suprir as necessidades de seus animais de estimação.

Para agravar mais ainda este quadro, a proteção animal enfrenta muitos problemas dificultando dar a devida assistência aos animais resgatados das ruas.

E toda essa problemática vem acontecendo a nível global.

Efeitos prejudiciais aos animais provocados pela pandemia

As entidades que resgatam animais do abandono têm enfrentado continuamente desafios críticos, como:

  • falta de alimentos para os animais
  • aumento do abandono de animais de estimação
  • redução das adoções
  • restrições das feiras públicas de adoções
  • superlotação dos abrigos e Ongs
  • diminuição das doações e contribuições voluntárias para ajudar no trabalho destas entidades

O que tem sido feito para lidar com essa crise

A Sociedade para a Prevenção da Crueldade contra os Animais – SPCA – International, tem estabelecido comunicação direta com diversos abrigos de animais espalhados pelo mundo, levantado as dificuldades e problemas que estão passando frente à pandemia e constataram que a situação é angustiante.

Veja alguns dos problemas levantados e o que tem sido feito no mundo inteiro para solucioná-los:

  • Na China, as entidades de proteção enfrentaram uma luta árdua, pois, em virtude da Covid-19, os animais estavam sendo abandonados em apartamentos, nas ruas e em abrigos, em consequência do falecimentos dos tutores ou porque seus humanos não puderam ou não quiseram continuar a cuidar deles.
  • Para lidar com esse contexto, teve abrigo que começou a fazer sua própria ração para ajudar os animais, vítimas do abandono.
  • Na República Dominicana, no mês de março, a  Unidad de Protección Animal in Santo Domingo ficou sem comida para os animais e, graças à SPCA – Internacional, foi possível ter ajuda emergencial para alimentar os animais.
  • Em Montreal,  uma empresa fabricante de alimentos para animais de estimação da Nova Zelândia, a Wishbone Pet Food, fez doação de rações para diversos abrigos de animais.
  • Na Itália, a SPCA Itália criou um programa para subsidiar o custo da alimentação e cuidados veterinários para os animais de estimação de pessoas que passaram por dificuldades econômicas, evitando assim abandoná-los ou entregá-los para abrigos.
  • No Líbano, além dos prejuízos causados pela pandemia, a situação se agravou com a recente explosão. Com isso, muitas pessoas perderam suas casas e entes queridos, então, a BETA Lebanon se esforçou para dar assistência aos animais e às pessoas afetadas por este desastre.

A SPCA-International, mais uma vez entrou em cena, e assumiu o compromisso de reverter $ 20.000 de seu fundo de arrecadação para intensificar essa ajuda aos animais do Líbano.

  • Já nos EUA,  além dos efeitos da Covid-19, a região da costa oeste tem enfrentando grandes incêndios florestais, e as áreas do Sul vêm sofrendo com os furacões. Por isso, as pessoas estão perdendo suas casas ou preparando-se para evacuar.

Diante dessa triste realidade, as famílias deslocadas dependem de abrigos e organizações de acolhimento para cuidar de seus animais, até que possam se reestruturarem, novamente.

E no Brasil, como está a situação?

Em nosso país, com tantos problemas sociais e políticos, todos os prejuízos provocados pela pandemia se intensificam, afetando diretamente os animais e colocando-os em risco.

Veja neste vídeo a matéria feita para o Teju, Jornal Universitário Uninter, sobre o aumento do abandono de animais durante a pandemia:

https://www.youtube.com/watch?v=_RfCtewM8hs

Como ajudar os animais de rua e as entidades de proteção animal?

Devido à tantas dificuldades, os protetores, entidades e Ongs precisam de comida, apoio para o resgate, recurso financeiro para compra de materiais veterinários, vacinas, castrações e do trabalho de divulgação e conscientização para ter a colaboração das pessoas.

Diante desse panorama, fica o nosso apelo às autoridades, empresariado e cidadãos para ajudar esses defensores dos animais, da forma que puderem, já que existem várias alternativas para isso, desde de:

  • Doações de alimentos e medicamentos para os animais
  • Trabalho voluntário nessas entidades
  • Contribuições financeiras para ajudar protetores de animais e na manutenção dos abrigos e ongs
  • Apadrinhamento de um animal, ajudando nas despesas para os cuidados dele
  • Lar temporário para animais resgatados
  • Transporte solidário, a fim de ajudar no trabalho dessas entidades
  • Adotar um animal de rua ou resgatado por entidades de proteção animal
  • Ajudar um animal de rua, junto com outras pessoas, dando condições dele viver na rua com mais dignidade, dispondo de comida, água e um refúgio, como por exemplo, o cãodomínio
  • Solidarizar-se com tutores em dificuldades financeiras ou comunidades carentes, ajudando no sustento de seus animais
  • Colocar no governo de nossas cidades, através das eleições deste ano, aqueles que de fato. lutam e defendem a causa animal
  • Denunciar casos de abandono e maus-tratos, agora, temos uma lei mais severa para estes casos, com o objetivo de coibir a crueldade com cães e gatos

Com todas essas ações, é possível ajudar os animais dos efeitos nocivos ocasionados pela pandemia. 

Una-se a nós nessa causa!

Talvez te interesse ler também:

Criança autista desaparece durante horas, mas é salva por amigos de 4 patas

Cães e gatos não são comidas. China os retira oficialmente da lista de animais comestíveis às vésperas do Festival de Yulin

Inseparáveis: um homem com câncer e seu cachorro morrem com uma hora de diferença




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...