Vetbus: em Istambul um ônibus com veterinário para tratar cães e gatos de rua


Cães e gatos de rua tratados e cuidados por profissionais em uma na clínica veterinária móvel… isto é real, acredite!

Acontece em Istambul, onde há algum tempo funciona o Vetbus, um ônibus que percorre as ruas deste município, com uma equipe de veterinários oferecendo assistência, custeada e subsidiada pela administração municipal, para ajudar os animais de rua necessitados de tratamentos. 

E para viabilizar esse serviço, o Istanbul Büyükşehir Belediyesi Resmi (Município Metropolitano Oficial de Istambul) se vale das mídias sociais, através do Twitter e do Facebook

Nessas redes sociais, os veterinários, postam e indicam onde irão assar  e atuar diariamente e, dessa forma, então os cidadãos poderão  levar os animais doentes, que estão perdidos ou abandonados para ter tratamento e receber a cura. 

vetbus istanbul 2

vetbus istanbul 3

vetbus istanbul 4

Geralmente, os médicos veterinários param em um distrito por uma semana, para que as pessoas tenham tempo de relatar as situações mais graves ou levar os animais em perigo diretamente ao ônibus.

Esse projeto começou como um experimento e agora se tornou realidade e altamente eficiente: os amigos de quatro patas menos afortunados recebem não apenas uma boa dose de mimos e carinho, mas também os tratamentos necessários, como vacinas, esterilizações e  procedimentos cirúrgicos mais delicados.

Cães e gatos sem lar que passam privações nas ruas, através do Vetbus recebem atenção e assim podem recuperar a confiança na raça humana.

Confira neste vídeo publicado na página do Facebook da İstanbul Büyükşehir Belediyesi como é esse trabalho de cuidado aos animais de rua:

Em sua Conta no Twitter, os veterinários do IBB disseram que, de 5 a 18 de agosto, foram os dias mais intensos e  difíceis. Indo também em grandes centros urbanos, o Vetbus realizou mais de 5 mil operações cirúrgicas e tratamentos menos complexos, 1.161 vacinas, 1.035 instalações de microchips e 356 esterilizações.

Realmente, números enormes de serviços prestados aos animais, verdadeiramente louvável e digno de ser copiado e realizado em outras cidades e países! 

Afinal, seria muito bom se tivéssemos esse serviço em cidades brasileiras. Se concorda,  compartilhe essa postagem e dê essa ideia para a administração de seu município.

Como visto, tudo começa por uma ideia!

Talvez te interesse ler também:

A DURA VIDA DO PASTOR ALEMÃO COMO POLICIAL EM BUSCA DE DROGAS, EXPLOSIVOS E MUITO MAIS

BRINCAR COM CÃES E GATOS REDUZ O ESTRESSE, DIZ ESTUDO

PORQUE VOCÊ NÃO DEVE COMPRAR UM PUG




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...