Terra Nova: Conheça o seu temperamento e saiba como educá-lo!


Você já viu um cão que parece um urso? Sim, ele existe! E se ele conhecesse a musiquinha daquele programa infantil dos anos 90, com certeza seria para ele! Por isso, hoje vamos falar sobre esse verdadeiro colosso – Terra Nova – ou carinhosamente “Newfie”.

Origem da raça

A raça de cães Terra Nova é de origem canadense e tem esse nome justamente por causa da ilha Newfoundland que traduzindo significa “Ilha Terra Nova”. Especula-se que essa raça descenda dos cães indígenas e do grande-cão-urso-preto, por isso ele se parece tanto com um!

Sua história inicia-se em meados dos anos 1100, quando o Terra Nova foi introduzido pelos Vikings e depois, com a chegada dos pescadores europeus, houve o cruzamento da raça com Labrador, Retriever, Leonberg, São Bernardo e o Cão de Montanhas dos Pirineus.

Em 1610, quando a Ilha começou a ser colonizada, a raça Terra Nova já estava com sua morfologia e comportamentos definidos e, a partir de 1700, o Terra Nova era conhecido pelo seu talento nato para resgate e pela capacidade de trazer redes pesadas de bacalhau para a terra. Um verdadeiro pescador e salva-vidas!

Conta-se ainda que em 1880, além de trabalhar como pastoreio e caça, o Terra Nova também transportava cartas na Ilha de Terra Nova. Atualmente, ele é moderadamente reconhecido nos Estados Unidos e sua raça fica em 44º nas raças registradas no American Kennel Club.

Características gerais

terranova 2

A principal característica da raça Terra Nova é o fato de ser considerado um cão d’água, pois suas patas possuem membranas interdigitais, o que permite que ele se movimente com muito mais facilidade na água.

Além disso, o Terra Nova é bastante resistente ao frio, pois tem duas camadas de pêlos, uma interior e outra mais superficial. A desvantagem disso é que no calor ele sofre mais e devido à quantidade maior de pêlos, quem possui um cão dessa raça sofre com a quantidade de pêlos espalhada pela casa e/ou quintal.

Sobre a aparência física

  • Cabeça larga e maciça;
  • Focinho curto e quadrado;
  • Orelhas pequenas e para trás;
  • Olhos pequenos, afastados, profundos e não mostram a terceira pálpebra;
  • Corpo maciço, vigoroso e profundo;
  • Cauda larga e forte, o que permite funcionar como um leme na água;
  • Ossos grandes que dão flutuabilidade e músculos fortes que permitem que ele nade nas correntes fortes do Oceano;
  • Pulmões grandes que dão capacidade para nadar longas distâncias;
  • O peso pode chegar aos 68 kg e a altura 71 cm;
  • Expectativa de vida de 8 a 10 anos.

Sobre a pelagem

  • Pelagem dupla e oleosa, resistente à água;
  • A pelagem da cobertura é longa e reta, permitindo-se uma ligeira ondulação;
  • O subpelo é macio e mais denso no inverno do que no verão;
  • Na cabeça e no focinho o pêlo é fino e curto;
  • Possui franjas nas pernas e cauda (que também é coberta por pêlos longos e densos);
  • Não é permitido aparar os pêlos.

Cores do Terra Nova

terranova 3

Preto – Cor tradicional da raça, devendo ser uniforme, permitindo-se apenas um leve queimado de Sol e manchas brancas no peito, dedos e ponta da cauda.

Preto e branco – Variedade de importância histórica para a raça, pois ficou conhecida como Landseer por causa do pintor britânico Edwin Landseer que retratou a raça em suas obras. Possui a cabeça preta com uma faixa branca do focinho ao crânio, passando entre os olhos. A sela, garupa e começo da cauda são pretos com o restante da pelagem branca permitindo-se poucas manchas pretas.

Marrom – Tons de chocolate ao bronze, permitindo-se manchas brancas no peito, dedos e ponta da cauda.

Essas três variedades de cores são avaliadas na mesma classe em exposições.

Possíveis problemas de saúde

De acordo com as pesquisas, o Terra Nova pode ter problemas ortopédicos durante o seu crescimento, bem como displasia coxofemural, otite (inflamação de ouvido), alterações cardíacas, dermatológicas e predisposição a engordar.

Temperamento

terranova criança

O Terra Nova é considerado o cão mais paciente, tolerante e tranquilo de todos. Seu temperamento é dócil, adoram crianças e preferem estar em contato com a família, por isso são muito fiéis e excelentes companhias.

Como educá-lo?

Devido à sua inteligência, recomenda-se começar o treinamento dos filhotes de 10 a 12 semanas de vida, sempre utilizando o reforço positivo.

Não é necessária atividade física intensa, porém eles precisam ter sempre tarefas para não ficarem entediados.

Não devem ser deixados sozinhos, pois podem desenvolver comportamento destrutivo, roer móveis e bagunçar a casa.

Como cuidar?

Cuidar de um Terra Nova exige escovações frequentes nos pêlos para deixá-los sempre macios e brilhantes, não se deve dar muito banho para não agravar a oleosidade já abundante característica dessa raça.

Devido à sua intolerância ao calor, deve-se tomar cuidado com insolação e procurar deixá-lo em ambientes frescos e agradáveis para ele no verão.

Recomenda-se cuidados costumeiros de escovação dentária, unhas cortadas e limpeza das orelhas para evitar infecções. Por isso, visitas periódicas ao veterinário são fundamentais para obter as melhores orientações sobre como cuidar não só do seu Terra Nova, mas também de qualquer raça que queira adquirir!

Adote, não compre!

Por falar em adquirir, o preço de um Terra Nova varia entre R$ 2.500,00 a R$ 5.500,00. Por isso, que tal ao invés de comprar um cão, pensar melhor e adotar um mais humilde que esteja precisando de sua ajuda?

Nada impede de ter um Terra Nova, talvez seja difícil encontrar para adoção, mas não é impossível! Às vezes ocorre de ninhadas serem “descartadas” devido à alguns exemplares não saírem conforme as especificações. Por isso, vale a pena fazer uma pesquisa para, quem sabe, encontrar um Terra Nova “descartado” querendo ser sua companhia fiel?!

Se não encontrar um Terra Nova, vale qualquer outro que se aproximar de você com aquele olhar de “Gato de Botas”… O importante é o amor… O que vale hoje em dia é “dar match”!




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...