Cães são iguais aos donos, revela pesquisa


Você já teve a sensação de que o seu cachorro se parece muito com você? Às vezes essa percepção é tão forte que não só o temperamento como a aparência dos cachorros chegam a ser similares a de seus donos.

Ao que parece, essa percepção é mesmo real. Uma pesquisa realizada na Áustria afirma que os cães desenvolvem sua personalidade como um reflexo da de seus donos, de acordo com uma matéria da BBC.

Como foi feita a pesquisa

Os pesquisadores realizaram um experimento com mais de cem cachorros e seus donos no qual foram medidos os batimentos cardíacos e a resposta a ameaças dos cachorros. Amostras da saliva dos bichos também foram colhidas, a fim de aliviar os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, responsável por controlar o nosso biorritmo, reduzir inflamações e estimular a imunidade.

Em relação aos donos, eles foram avaliados considerando cinco características de personalidade: neuróticos, extrovertidos, abertos às experiências, afáveis e conscientes. Eles tiveram, ainda, de responder um questionário avaliando a personalidade de seus animais.

Iris Schoberl, cientista da Universidade de Viena, diz que os donos e os seus cachorros influenciam seus mecanismos de imitação, mas o ser humano é mais influente do que o cão. Isso leva à conclusão de que “os cães e seus donos são pares sociais e influenciam um ao outro na maneira como lidam com o estresse”, explica Schoberl.

Os cães são extremamente sensíveis aos estados emocionais de seus donos e podem, até mesmo, imitar as emoções deles. Essa imitação é uma forma de ajuste ao comportamento do dono, captada pela informação emocional que este dá ao seu cão.

Nada que quem tem um cão já não soubesse, mas é interesse ver a ciência comprovando aquilo que já conhecemos pela experiência.

Confira aqui a publicação do estudo.

Especialmente indicado para você:

POR QUE TEM GENTE QUE TRATA O CACHORRO COMO FILHO?

COMO O CACHORRO SE TORNOU O MELHOR AMIGO DO HOMEM?




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...