Comida para cães e gatos de rua em troca de garrafa plástica! Em Istambul, a máquina distribuidora ecológica e amiga dos animais


Em Istambul, há alguns anos, vem sendo possível reciclar plástico e ainda dar comida e água gratuitamente para os animais de rua, graças a um sistema simples que, por um lado, promove a coleta seletiva e o descarte de resíduos sólidos, por outro, ajuda os amigos de quatro patas.

Em muitas áreas dessa grande cidade da Turquia, já faz um tempo que existem máquinas do projeto Pugedon que funcionam como distribuidores de alimentos para animais e armazenamento de garrafas plásticas destinadas à reciclagem.

Esse projeto de responsabilidade social vem crescendo e seu funcionamento é simples: quando alguém deposita suas garrafas, a comida para cães e gatos de rua é liberada para eles.

Quando essa iniciativa começou, as estatísticas em Istambul, indicavam cerca de 150 mil animais de rua e isso causa sérios problemas de higiene e segurança pública, por isso, várias entidades se envolveram como parceiras nessa ação em prol dos animais em situação de risco e abandono.

http://www.facebook.com/pugedon1/photos/a.806824266191347/1291759614364474/?type=3

Todo esse empreendimento não tem custo para os cidadãos, pois, os alimentos são fornecidos diretamente da renda obtida através da arrecadação dos  recicláveis.

Não é a primeira vez que Istambul se sobressai como uma cidade amiga dos animais, como exemplo temos:

  • Alguns shopping centers que abrem suas portas, em dias de frio, para dar espaço e aconchego a cães e gatos que vivem nas ruas.
  • O Vetbus, um atendimento móvel e gratuito, que atua com uma equipe de veterinários que tratam dos animais de rua.

Agora, veja neste vídeo a máquina alimentadora de cães e gatos e coletora de garrafas-pet. Veja como funciona na prática mais essa ação inovadora em Istambul, em prol dos animais de rua.

O inventor dessa máquina é Engin Girgin e a fabricação da mesma foi realizada pela indústria JSC Yucesan e, graças a esse empreendimento,  foi distribuída em vários locais públicos com a perspectiva de incentivar as pessoas a cuidar dos animais abandonados e, ao mesmo tempo, as estimular a proteger o meio ambiente.

Outro detalhe interessante, é que essa tecnologia é tão sustentável que não desperdiça nada, pois, antes da reciclagem, as pessoas podem derramar a água residual de suas garrafas nas calhas dos animais para saciar a sede deles, além do mais, a máquina Pugedon funciona a energia solar e todo esse equipamento é mantido através da verba obtida com os recicláveis arrecadados.

https://www.facebook.com/pugedon1/photos/a.806824266191347/1333980960142339/?type=3

No Brasil, também, temos algumas iniciativas inteligentes, sustentáveis, ecológicas e solidárias com os animais de rua, tais como:

Agora vamos divulgar mais essa excelente ideia para que venha a ser implantada em nosso país, por isso cidadãos, entidades e órgãos públicos interessados nessa máquina ,é possível adquiri-la através do contato com o distribuidor brasileiro, clicando->AQUI.

Tomara que essa tecnologia se concretize no Brasil, existem muitos animais de rua precisando de ações como essa!




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...