Como remover os pelos de cães e gatos do chão, tapete e roupas

Como remover os pelos de cães e gatos

Como remover o pelo de cães e gatos do chão, dos móveis, das roupas e dos tapetes? Veja aqui vários truques e dicas para facilitar a limpeza de casa e das roupas. Lembre-se de que o pelo de cães e gatos é compostável. Você pode usá-lo para enriquecer a terra dos vasos e do jardim.

1. Proteger as superfícies

Para facilitar a remoção do pelo de seus animais de estimação dos móveis, do sofá e do chão, cubra as superfícies e os espaços mais utilizados por eles com lençóis e toalhas fáceis de lavar. Considere isso ainda como uma oportunidade para decorar os ambientes da casa com panos coloridos.

2. Mobiliário antiestático

As superfícies que tendem a atrair mais poeira vai se comportar da mesma maneira com o pelo dos animais. Se você quiser ter uma parte da casa, tanto quanto possível livre de pelos, use móveis naturalmente anti-estáticos e portanto, mais fáceis de limpar e remover a poeira. Por exemplo, evite estofados de veludo nas cadeiras e sofás e prefira superfícies naturais para os móveis.

3. Rolo de roupas

Para remover os pelos dos animais das roupas e dos sofás pode ser útil recorrer a um desses rolos que são normalmente utilizados para remover pelos e cabelos dos casacos de inverno. Se você não sabe onde comprar estes rolos, faça-o você mesmo. Enrole uma boa fita adesiva em torno de um "miolo" dos rolos de papel toalha e passe nos lugares onde estiver mesmo difícil a remoção dos pelos.

4. Luvas de borracha

Outro método útil para remover o pelo dos animais ​​é usar as luvas de borracha que normalmente você usa para proteger as mãos quando lava louças. Calce uma das luvas, umedeça a superfície e passe a mão com a luva sobre os pontos que deve limpar. Você verá que os pelos irão aderir à luva e sua remoção será mais fácil. Tenha à mão um balde com água morna para ir lavando a luva. Este método também é bom para a roupa, para remover o pelo antes da lavagem normal.

5. Panos de microfibra

Panos grandes de microfibra, lisos e que não deixam fiapos, são uma das soluções ideais para a remoção dos pelos do chão. Passe-o no chão com a ajuda de um rodo. Antes de usar o pano de microfibra, se tiver muito pelo no chão, passe antes uma vassoura.

6. Aspirador de Pó

Para alcançar os cantos mais difíceis é quase impossível renunciar ao aspirador de pó. Alguns dispositivos são mais adequados do que outros para remover os pelos dos animais. Em qualquer caso, para qualquer aspirador de pó, lembre-se de mudar o saco e verifique se há filtros. O aspirador de pó funciona de forma menos eficiente quando o saco está cheio. Quanto ao tapete, não se esqueça de aspirar em várias direções, até mesmo várias vezes no mesmo lugar. E se você for comprar um novo aspirador de pó, escolha um aparelho de baixo consumo energético.

7. Escovar

Escovar frequentemente, pelo menos uma ou duas vezes por semana, os nossos animais de estimação é provavelmente o único método para prevenir um acúmulo excessivo de pelos no chão e nos sofás. Melhor ainda se pudermos fazer isso num quintal ou em área aberta.

8. Escova para roupas

A escova clássica para roupas, que geralmente é usada para a limpeza de jaquetas e casacos, será boa também para a remoção dos pelos de cães e gatos das almofadas de cadeiras, dos sofás, tapetes de banheiro e cozinha e de qualquer outra superfície de tecido da casa.

9. Roupas e tapetes laváveis

Para facilitar a remoção de pelos de animais de roupas e tapetes resistentes e laváveis ​​à máquina, experimente esta solução. Encha uma garrafa de spray com água e adicione algumas gotas de amaciante de roupas. Umedeça a superfície do tapete ou da roupa, e deixe enxugar. Remover o pelo será mais fácil, escovando a roupa ou passando o aspirador no tapete.

Gostou das dicas? Você conhece algum outro truque?

Leia também:

SAIBA COMO PROCEDER EM CASO DE ENVENENAMENTO DE CÃES E GATOS

CÃES E GATOS: POR UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL, COMIDA CASEIRA OU RAÇÃO?

POR QUE OS CÃES INCLINAM A CABEÇA QUANDO FALAMOS COM ELES?