Gatos podem fazer quase 300 expressões faciais diferentes, diz estudo


Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Los Angeles (UCLA), revelou que os gatos são capazes de fazer quase 300 expressões faciais para se comunicarem entre si.

A pesquisa examinou as diversas expressões faciais dos felinos e registrou 276 expressões diferentes. Em comparação, os chimpanzés têm cerca de 357 tipos de expressões faciais. Os cientistas também descobriram que os gatos compartilham algumas expressões faciais como a dos humanos, possivelmente adquiridas ao longo dos 10.000 anos de convivência conosco.

O estudo

Para realizar essa pesquisa, o cientista Lauren Scott filmou aproximadamente 194 minutos das expressões visíveis dos gatos em um café beneficente para gatos na Califórnia, com foco nas expressões direcionadas a outros gatos da mesma espécie. A análise das imagens foi realizada em colaboração com Brittany Florkiewicz, uma psicóloga evolucionista especializada em emoções e comportamentos de diferentes espécies animais.

Esse estudo inclui 276 expressões faciais distintas nos gatos, cada uma resultante de uma combinação de quatro a 26 movimentos físicos únicos, incluindo a abertura da boca, abertura ou fechamento das pupilas, piscadelas, lambidas no nariz, movimentos dos bigodes e a posição das orelhas. Em comparação, os humanos têm cerca de 44 movimentos humanos únicos, enquanto os cães têm 27, embora o número total de expressões faciais em humanos e cães não seja conhecido. Dessas expressões registradas, aproximadamente 45% foram consideradas amigáveis, 37% mais agressivas ou raivosas, e os 18% restantes eram uma combinação menos clara das duas.

Algumas das expressões amigáveis ​​dos gatos incluíam movimentos que puxavam a boca para trás e abriam a mandíbula, criando uma aparência semelhante a um sorriso ou uma risada, o que se assemelhava à “cara de brincadeira” feita por humanos, cães, macacos e outros animais.

Embora os pesquisadores ainda não tenham especificado a precisão do significado das diferentes expressões visíveis dos gatos em suas interações, esperamos que este estudo possa ser útil para tutores de animais de estimação e protetores de animais em abrigos, proporcionando uma compreensão mais profunda das relações entre gatos e ajudando no cuidado desses animais.

O estudo Feline Faces: Unraveling the Social Function of Domestic Cat Facial Signals foi publicado na revista científica Behavioural Processes.

Talvez te interesse ler também:

20 Curiosidades sobre Gatos que você Desconhecia

Até os gatos falam: veja o que eles querem dizer com miados e ronronados

Gatos preferem humanos à comida, revela pesquisa




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...