Atenção: rojões e bombinhas de fim de ano requerem cuidados. Veja as dicas


Os fogos de artifícios brilhando no céu nas festas de fim de ano são lindos! Todo mundo gosta de vê-los pipocando no céu. Mas para que a festa seja só de comemoração e alegria, é preciso tomar alguns cuidados para que não ocorram acidentes com fogos e bombinhas.

O tenente-coronel do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, Ricardo Viana Barreto, em entrevista para a EBC, deu dicas de como utilizar e armazenar corretamente os fogos de artifício e as bombinhas.

Segundo o tenente-coronel, mais de 90% dos casos de fogos e bombinhas são devidos ao manuseio inadequado desses produtos. Barreto alerta que é preciso tomar cuidados no manuseio desses artefatos, já que grande parte das ocorrências envolvendo-os, deve-se ao desconhecimento sobre o seu uso.

Dicas para evitar acidentes com fogos, rojões e bombinhas

1. O primeiro passo é adquirir os fogos de artifícios em estabelecimentos credenciados. Os produtos autorizados são regulamentados pelo Exército brasileiro.

2. A segunda precaução é ler as instruções nas embalagens dos produtos.

3. Ao serem manuseados, proteja a cabeça, afaste as pessoas ao redor, sobretudo, as crianças. Espere os 5 minutos para a pólvora explodir. Caso os fogos ou bombinhas não funcionem, não os reutilize. Eles devem ser inutilizados com água.

4. Quando ao armazenamento, eles deveriam ser guardados em local seco e seguro mas o ideal mesmo é não armazená-los, pois tais artefatos são bombas. Já ocorreram vários incêndios provocados por fogos e bombinhas.

5. É proibido usar fogos de artifício em áreas fechadas e com edifícios próximos.

Denuncie

Para denunciar a fabricação ou o armazenamento de materiais clandestinos, a polícia civil e militar devem ser comunicadas.

Em caso de acidente, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado pelo 193 e a pessoa acidentada deve ser levada a um centro de referência de queimaduras.

A queimadura não deve ser coberta com nada. Deve ser lavada com água corrente e o acidentado deve ser encaminhado imediatamente para o centro de queimados.

E o mais importante:

Lembrem-se: fogos não combinam com bebida alcoólica. Os artefatos podem ser letais se mal utilizados.

Crianças nunca devem utilizar qualquer tipo de fogo de artifício ou bombinha. Elas devem ser mantidas afastadas quando um adulto for soltar os fogos.

Seguindo essas dicas, a festa tem tudo para ser só alegria!

Especialmente indicado para você:

RÉVEILLON: CONHEÇA AS TRADIÇÕES DO MUNDO INTEIRO PARA TRAZER SORTE

OS QUILOS A MAIS NATALÍCIOS DESAPARECERÃO DANÇANDO

DESAFIOS PARA 2017: O QUE PODEMOS MELHORAR NESTE ANO NOVO




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...