Como Limpar Casa sem Fazer Mal à Saúde e ao Meio Ambiente


Muitos produtos de limpeza são prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, afetando o equilíbrio da vida animal e da Natureza. Produtos químicos de limpeza têm a finalidade de limpar e perfumar nossa moradia, mas, em geral, prejudicam o meio ambiente. Quando utilizamos estes produtos químicos, os seus resíduos saem pelo ralo e escoam pelo esgoto, indo parar em rios e no oceano.

A consequência disso é que nossas águas ficam contaminadas por esses dejetos e resíduos: espuma poluente, microplásticos e várias e substâncias químicas tóxicas, que são usadas nos produtos para limpeza doméstica. Esses resíduos e dejetos contaminam vários ecossistemas, prejudicando os habitats naturais de várias formas de vida.

Outros prejuízos que nos trazem os produtos de limpeza químicos e industrializados é que eles contêm substâncias que interferem em nosso organismo e prejudicam nossa saúde de várias maneiras, tais como:

  • desregulando a produção hormonal de nosso corpo;
  • provocando problemas respiratórios;
  • causando alergias;
  • prejudicando a pele;
  • e desencadeando distúrbios digestivos.

Para evitar todos estes problemas e colaborar com o meio ambiente, foi feito este conteúdo para mostrar que existem maneiras simples e naturais de limpar casa, sem agredir nossa saúde e a Natureza. Conheça os ingredientes que não podem faltar na limpeza ecológica da casa, e algumas receitas para usá-los.

{index}

As várias utilidades do bicarbonato de sódio na limpeza doméstica

foto

O bicarbonato de sódio é um verdadeiro coringa da limpeza ecológica. É um daqueles produtos que não pode faltar na despensa de casa porque além de barato, é muito facilmente encontrado em qualquer supermercado.

Vejamos como este coringa da limpeza pode ser utilizado em casa:

Na lavagem das roupas na máquina de lavar

O bicarbonato de sódio potencializa o efeito do sabão de lavar roupas, para isso basta adicionar uma colher de sopa de bicarbonato de sódio no compartimento onde se põe o sabão na máquina de lavar.

Pré-lavagem das fraldas de pano

Dissolva em uma bacia de água morna metade de um copo de bicarbonato de sódio e coloque as fraldas de molho, antes de lavagem propriamente dita.

Limpeza de equipamentos de esporte

Utilizar uma solução de água e bicarbonato de sódio para limpeza de materiais e equipamentos esportivos ajuda a eliminar odores como em mochilas, materiais, roupas e bolsas de ginástica.

Tirar manchas de óleo e graxa

Polvilhe o bicarbonato de sódio puro sobre a mancha, em seguida, esfregue usando uma escova molhada. Para finalizar passe um pano úmido, e em seguida seque.

Limpeza do carro

Utilize o bicarbonato de sódio para limpar os faróis, as partes revestidas de cromo, os tapetes e janelas do carro. Para isso coloque em um recipiente spray uma solução feita de um litro de água e 50 gramas de bicarbonato de sódio. Proceda com a limpeza com esta solução e um pano macio nas áreas do carro a serem limpas.

Eliminar mau-cheiro na geladeira

Coloque em uma das prateleiras da geladeira, um recipiente contendo bicarbonato de sódio. O bicarbonato de sódio neutraliza odores no interior da geladeira.

Para neutralizar odores na lata de lixo

Polvilhar bicarbonato de sódio na parte interna e inferior da lata de lixo. Este procedimento neutraliza o mau-odor.

Eliminar o mau-cheiro de canos, ralos e esgotos

Despeje metade de um copo de bicarbonato de sódio em ralos, canos e esgotos de pias, chuveiros, banheiras, cozinha e área de serviço. Em seguida enxágue deixando a água escoar o produto nestas áreas. Repetir este procedimento uma vez a cada dez dias.

Limpeza e Desinfecção de máquina de lavar louças

Utilizar água e bicarbonato de sódio para limpar e desinfetar a máquina de lavar louça. Para limpar melhor a louça, a dica é adicionar um pouco de bicarbonato de sódio ao detergente da máquina de lavar louças.

Para limpar e neutralizar odores em recipientes de marmitas

Deixe os recipientes, periodicamente, da marmita de molho em água com bicarbonato de sódio, antes de lavá-los normalmente.

Eliminação de odores em tapetes

Espargir o bicarbonato de sódio no tapete e deixar agir por toda a noite. No dia seguinte,tirar o bicarbonato de sódio do tapete, utilizando uma vassoura limpa e complete a limpeza com o aspirador de pó. Esse procedimento final, eliminará o mau odor do aspirador de pó, por causa da ação dos resíduos do bicarbonato de sódio.

Evitar mau-odor em armários e gavetas

Colocar pequenos recipientes cheios de bicarbonato de sódio no interior de armários e gavetas, para evitar a formação de mau-odor.

Os vários usos do limão na limpeza doméstica

foto

Detergente Multiuso de Limão

Esta receita de detergente multiuso de limão que propomos é fácil e rápida de fazer, e leva apenas ingredientes 100% naturais. Com o que sobrar do limão, fora as sementes, leva água, sal e vinagre. O resultado é um detergente multiuso ao limão, que serve para lavar pratos, copos, panelas, e eliminar da cozinha, das mãos e dos pratos, odores desagradáveis. Clique aqui para a receita completa.

Spray multiuso de limão

Em um pote de vidro, coloque cascas de limão. Adicione vinagre de álcool nas cascas e deixe a mistura em repouso por duas semanas. Coe e retire as cascas da solução. Coloque o líquido em um recipiente spray e utilize-o para limpar cerâmica, azulejos, rejuntes, pedras, porcelana, mármore, granito e pisos laminados, não é indicado para áreas de madeira por provocar manchas.

Spray multiuso de vinagre e suco de limão

Utilize uma parte de vinagre para uma de água ou uma parte de vinagre para duas de água. Misture o vinagre, a água, e esprema o suco de um limão. Coloque a mistura em um recipiente spray. Você pode aromatizar este produto de limpeza usando:

  • canela em pau
  • cravo
  • extrato de amêndoas
  • cascas de laranja
  • alecrim
  • cascas de mexerica
  • folhas de menta
  • cascas de lima
  • raminhos de tomilho, entre outros

Faça esta mistura cada vez que for limpar casa e use-a totalmente (não se deve guardar por muito tempo porque o limão pode estragar). Não use em móveis e objetos de madeira.

Tirar manchas

Colocar em partes iguais suco de limão e água sob as manchas nas roupas, esfregue e lave em seguida. Para manchas de tinta de caneta, use o suco de limão puro, depois lave e enxágue.

Para a remoção de manchas de bolor e ferrugem, coloque nas áreas manchadas uma pasta de suco de limão e sal. Deixe secar ao sol. Repita o procedimento até desaparecerem as manchas.

Adicione suco de limão à lavagem na máquina de lavar para deixar as roupas mais brancas. Misture partes iguais de bicarbonato de sódio e suco de limão e utilize-os como alvejante suave.

Para clarear roupas brancas é só deixar a roupa de molho nesta solução e em seguida proceder, normalmente, à lavagem.

Lavar louça

Para lavar louça, coloque meio limão na máquina de lavar louça para que os utensílios à serem lavados fiquem mais limpos e cheirosos.

Desodorizador de ambientes

Como desodorizador de ambientes, misture suco de limão e água em um recipiente spray e espirre no ambiente para neutralizar maus-odores.

Neutralizador de odores na geladeira

Colocar meio limão dentro da geladeira para neutralizar mau-cheiro.

Limpeza do micro-ondas

Colocar meio limão em uma tigela de água e esquentar em potência alta, por três minutos no micro-ondas. Em seguida, passe um pano. O micro-ondas ficará com um cheirinho de limão.

Cuidados ao utilizar limão e vinagre

Limão ou vinagre de álcool na pele, em exposição ao Sol, provoca manchas e queimaduras. Ao terminar a limpeza, lave bem as mãos, enxague e seque para evitar o risco de alterações prejudiciais na pele. Uma boa forma de evitar isso é utilizar luvas de borracha, durante a limpeza com estes produtos.

Vídeo

Para ilustrar as dicas de uso de ingredientes caseiros, como limão, vinagre e bicarbonato de sódio, na limpeza doméstica, assistam este vídeo com receitas de utilizações do bicarbonato de sódio, limão e vinagre na limpeza caseira:.

Em seguida, confiram as receitas de limpeza mostrados no vídeo:

Receitas

Receita 1

Ingredientes:

  • sal
  • suco de um limão

Instrução:

Em um recipiente coloque uma colher de sal e, em seguida, adicione e misture o suco de um limão inteiro.

Finalidade e utilização:

Essa solução pode ser usada para eliminar manchas e sujeiras difíceis e tem ação anti-desengordurante. É útil por exemplo para a limpeza do fogão.

Receita 2

Ingredientes:

  • 1 litro de água quente
  • 1 barra de sabão de coco (o do vídeo tem 100 gramas e é biodegradável, não é nocivo à Natureza)

Instrução:

Raspe o sabão em barra, pode ser com uma faca mesmo (cuidado para não se cortar).

Coloque as raspas em um recipiente e, em seguida, adicione um litro de água quente, para dissolver o sabão. Misture bem.

Finalidade de uso:

Essa solução pode ser usada para limpar o piso e azulejo da parede.

Receita 3

Ingredientes:

  • 1 litro de água 5 colheres de vinagre branco

Instruções:

Coloque e misture, em um bacia, 1 litro de água e 5 colheres de vinagre branco.

Finalidade de uso:

Essa mistura serve para tirar o mofo do rejunte de azulejos, para isso, basta passar essa solução nas superfícies à serem limpas e deixar por 1 hora, em seguida, lavar e enxaguar.

Para lavar e dar brilho nos copos de vidro deixar de molho, em uma bacia com esta mistura, por 15 minutos, em seguida, lavar e enxaguar normalmente.

Esta mistura serve também para a limpeza de vidros e janelas.

Receita 4

Ingredientes:

  • 1 litro de água
  • 2 xícaras de vinagre branco
  • ½ xícara de bicarbonato de sódio

Finalidade de uso:

Essa mistura tem ação desengordurante, por isso é muito útil na limpeza da cozinha.

Existem muitas outras receitas de limpeza com produtos caseiros e naturais que podemos fazer e utilizar, de forma simples e econômica. Procedendo, assim, preservaremos nossa saúde, o meio-ambiente e economizaremos dinheiro.

Nossas escolhas

Nossas escolhas afetam nossa saúde e a preservação do meio ambiente. A limpeza ecológica da casa (sem o uso de produtos químicos convencionais), faz bem para nós, nosso lar e para o planeta.

Agora com todas estas informações dá para tornar a limpeza doméstica, uma atividade mais leve e produtiva, e ainda por cima, benéfica, não só para nós e para nossa casa, mas para toda a vida no planeta.




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...