7 Truques Caseiros para Remover o Mofo das Roupas

  • atualizado: 
mofo de roupas

Basta encontrar um ambiente propício para que esses micro-organismos destruam tudo que veem pela frente. O mofo é um tipo de fungo e costuma crescer e se reproduzir, principalmente, em lugares quentes e úmidos, sem muita ventilação.

Um dos lugares perfeitos, nesse caso, é o guarda roupa. Não é nada animador ver aquela roupa que você tanto gosta coberta de mofo.

Muitas pessoas, nessa situação, acabam descartando a peça pensando que o problema não tem solução, mas tem. E pode ser bem simples.

Conheça abaixo algumas medidas caseiras para remover o mofo das roupas.

COMO EVITAR O MOFO DAS ROUPAS

  • Em primeiro lugar, é essencial deixar o guarda roupa, de vez em quando, com as portas abertas para facilitar a ventilação das roupas.
  • É importante também só guardar as peças no armário quando estiverem bem secas.
  • O café, o bicarbonato de sódio e o arroz ajudam a absorver a umidade, e podem ser colocados, em saquinhos, dentro do guarda roupa para evitar que as peças mofem. Mas não coloque os saquinhos perto, encostados às roupas, porque eles podem manchá-las.
 

COMO REMOVER O MOFO DAS ROUPAS

Mas, se depois de ter feito de tudo para evitar o mofo, ainda assim as roupas mofarem, ok, nada de pânico. Acontece com as melhores famílias, ou melhor, é normal acontecer nas zonas mais úmidas deste Brasil quente e úmido.

Confira abaixo algumas soluções caseiras para eliminar o mofo das roupas:

  1. Lavagem normal
  2. Bicarbonato de sódio
  3. Vinagre
  4. Limão
  5. Bórax
  6. Álcool e sabão
  7. Água sanitária
 

1. Lavagem normal

Primeiramente, se a mancha for recente basta lavá-la normalmente usando sabão em pedra e esfregando bem. Use água quente se o tecido permitir. 

2. Bicarbonato de sódio 

Manchas de mofo pequenas podem ser retiradas com uma mistura de bicarbonato de sódio e vinagre. Basta aplicar a solução na parte afetada e deixar agir por 10 minutos. Depois, esfregue com uma escova, fazendo movimentos circulares, com cuidado para não estragara o tecido e lave normalmente.

3. Vinagre

Utilize uma xícara de vinagre branco para cada litro de água e deixe a roupa manchada de molho durante duas horas. Depois lave, como de costume.

4. Limão

O limão é um excelente clareador natural. Para usá-lo como removedor de mofo de roupas, faça uma pasta com o suco do limão e um pouco de sal, aplique na mancha e deixe secar. Depois é só lavar a peça.

5. Bórax

O bórax também pode ser usado para remover manchas de mofo. Compre o bórax em pó ou utilize um sabão que contenha esse ingrediente. Para cada litro de água, acrescente meia xícara de bórax. Deixe de molho em água quente por algumas horas e depois lave. Caso a lavagem seja com o sabão, é importante que a água esteja quente durante o processo de lavagem.

6. Álcool e sabão. Para roupas de couro

Caso a roupa seja de couro, esfregue a mancha com uma escova de cerdas macias. Depois, coloque a peça para secar. Em seguida, retire a parte do mofo com um sabão bactericida e água ou com álcool.

7. Água sanitária

Se nenhuma das formas acima der certo, e caso a mancha persista, passe para o método mais hard de limpeza misturando 5 colheres (sopa) de água sanitária e 2 colheres (sopa) de algum produto de limpeza pesada ou mesmo sabão em pedra ralado. 

Aplique a solução na parte do mofo e esfregue. 

Caso a mancha persista, repita essa fase. 

Depois lave em água corrente e passe uma mistura composta por 3 colheres (sopa) de açúcar e 5 colheres (sopa) de água, que vai ajudar a neutralizar a ação do cloro sobre o tecido. Deixe essa solução por três minutos, depois lave a roupa normalmente.

É possível também deixar a roupa de molho em água sanitária e depois lavar, como de costume. 

Vale lembrar que em roupas coloridas o melhor é aplicar um alvejante sem cloro. Caso a mancha não saia, teste a solução de água sanitária para verificar se vai ou não danificar o tecido.

Com estas dicas, você irá recuperar tuas roupas queridas e evitar que outras mais mofem no armário.