Espada de São Jorge - a Melhor Proteção Astral para a sua Casa

  • atualizado: 
Espada de São Jorge
Aqui na nossa terra existem muitas plantas que são consideradas protetoras - arruda, comigo-ninguém-pode, aroeira e, claro, a espada-de-são-jorge ou espada-de-ogum pois, consagrada a São Jorge da Capadócia e ao orixá Ogum é a melhor proteção astral para a sua casa.

Qual é a Espada-de-São-Jorge?

Espada-de-são-jorge é a Sansevieria trifasciata, uma erva usada ritualisticamente nas religiões afro-brasileiras (Umbanda, Candomblé e suas variações regionais) tanto na liturgia como medicinal.

Esta é uma erva comum nas entradas das casas e em seu interior pois resiste bem à meia-sombra.

É uma planta medicinal, litúrgica, tóxica e muito querida dos brasileiros por sua simbologia de “espada” protetora, quebradora de demandas, defensora de quem nela tem fé.

espada sao jorge sansevieria trifasciata

Sansevieria trifasciata

No entanto, não só esta sansevieria é tida como boa proteção para nossas casas, caminhos e rituais. Ainda existem outras 3 espécies de sansevieria que também têm seu fundamento na proteção das casas, em banhos e na confecção de amuletos. São estas a:

Espada-de-Iansã, Sansevieria zeylanica, com sua franja amarela no contorno e que, em alguns rituais e comunidades é chamada de Espada-de-Oxossi, rabo-de-lagarto ou língua-de-sogra.

espada sao jorge 2

Lança-de-Ogum, ou Lança-de-São-Jorge, Sansevieria cylindrica, redonda e pontuda, crescendo em leque:

sansevieria cylindrica

Fonte foto

Estrela-de-Ogum, Sansevieria Trifasciata Hahnii, uma Sansevieria que cresce formando uma coroa, de baixo porte (não ultrapassa os 15 cm de altura e é usada como bordadura de canteiros, banhos de proteção e sacudimento e não tem uso medicinal.

sansieveria hahnii

Os Santos que Protegem a Espada

São Jorge da Capadócia - um santo guerreiro cultuado no catolicismo foi assumido pelos escravos africanos, que não podiam cultuar abertamente seus orixás, como em representação sincrética de Ogum, um orixá guerreiro que rege o fogo, sua dinâmica (o movimento), a abertura dos caminhos, o ferro e a tecnologia.

A imagem que se tem no imaginário popular de São Jorge é está, em luta contra o dragão, simbolismo de batalha e vitória.

sao jorge

Fonte foto

Ogum é reconhecido como aquele orixá que protege os agricultores (é um orixá da terra no fogo, ou seja, que a faz se transformar em vida), os soldados, os artesãos e a todos os que se lhe consideram “filhos no axé”.

Assim, de uma maneira bem brasileira, um santo católico e um orixá africano, se deram as mãos em benefício de um povo que neles crê, e crê com fé maior.

Nas Casas do Brasil, uma crença

Na frente das casas, lá estão as espadas, na entrada, à esquerda da porta da rua, um vaso delas se mantém, firme e forte, na terra ou na água. Para maior “fechamento”, duas espadas cruzadas e amarradas com palha da costa têm seu lugar atrás da porta que se quer protegida.

Quem nelas acredita, crê que as espadas-de-são-jorge têm o poder de afugentar os maus espíritos, proteger a casa e seus habitantes contra a magia negra, absorver fluidos nocivos e cargas negativas que entrem com as pessoas e, pense bem, até a ciência diz que as Sansevieria sp são protetoras pois, estas plantas, ricas em compostos ativos que, segundo pesquisas da NASA (via BBC), limpam o ar do ambiente de contaminantes como benzeno, xileno, formaleído e também o toluene e o tricloroetileno.

E, para que a sensação de proteção e caminhos abertos seja a melhor, convido vocês a ouvirem o samba Ogum, com toda a ginga de Zeca Pagodinho:

“Andarei neste dia e nesta noite

Com meu corpo cercado, vigiado e protegido

Pelas armas de São Jorge

São Jorge sentou praça na cavalaria

Eu estou feliz porque eu também sou da sua companhia

Eu estou vestido com as roupas e as armas de Jorge

Para que meus inimigos tenham pés e não me alcancem

Tenham mãos e não me peguem, não me toquem

Tenham olhos e não me enxerguem

E nem em pensamento eles possam ter para me fazerem mal

Armas de fogo o meu corpo não alcançará

Facas e lanças se quebrem se o meu corpo tocar

Cordas e correntes se arrebentem se o meu corpo amarrar

Pois eu estou vestido com as roupas e as armas de Jorge

Jorge é da Capadócia

Salve Jorge”

Leia também sobre plantas adequadas para ter em casa e seus usos:

setaAS PLANTAS CERTAS PARA CADA CÔMODO DA SUA CASA

setaDICAS PARA MANTER UMA BOA ATMOSFERA DENTRO DE CASA

setaAS 5 PLANTAS MAIS EFICIENTES PARA PURIFICAR O AR DA SUA CASA