PANELA WOK: como e por que usar + 4 Receitas Fáceis


Com o sucesso da comida oriental, a wok chegou não só nos restaurantes, mas também nas nossas cozinhas. A wok é uma panela especial, usada na culinária asiática como um todo, mas que tem sua origem na China.

Originalmente era usada para torrar chá, grelhar ou saltear alimentos. Ela tem uma forma esférica e antes era equipada apenas com duas alças curtas mas agora é encontrada mais facilmente com um único cabo, embora a presença de uma segunda alça a torne mais fácil de ser usada.

A wok tradicional é feita em aço ou ferro fundido e geralmente vem a ser revestida internamente com uma camada de carbono. É uma espécie de frigideira funda e um pouco pesada, que tem a característica de reter o calor por um longo período e permitir o cozimento com pouco óleo e sem que o alimento grude na panela. A parte inferior da wok fica em contato direto com a chama.

Aqui vão algumas dicas sobre como escolher e como usar a sua wok para cozinhar.

COMO E POR QUE USAR A WOK

A wok não é usada apenas para gratinar rapidamente ou para fritar, mas também para cozinhar. Na verdade, normalmente a wok vem equipada de uma grelha para ser colocada na sua parte superior e cozinhar a vapor. A wok na cozinha chinesa também é usada para estufar os ingredientes ou para engrossar molhos. A principal vantagem da wok é cozinhar alimentos rapidamente e com pouco óleo. A grelha também é útil para escorrer o óleo dos alimentos recém-fritos.

Se a tua wok não for revestida com material antiaderente, você pode remediar a situação aquecendo a wok em fogo alto e inclinado-a ligeiramente em várias direções para distribuir o calor por toda a sua superfície.

Em seguida, desligue a chama e distribua sobre a wok uma fina camada de óleo, com o auxílio de um pincel de cozinha. O conselho é trocar o óleo e repetir o processo várias vezes até que a superfície da wok esteja completamente preta.

Retire o excesso de óleo com um guardanapo e use a panela normalmente. Este método é recomendado para as woks feitas em aço carbono.

COZINHANDO COM A WOK

cozinhando wok

A wok é adequada para saltear alimentos em pouco óleo. Para ter alimentos crocantes e saborosos, misture-os na wok usando uma colher de pau ou os palitos chineses, agitando-a e segurando-a pelas alças, em intervalos regulares.

Com a wok, graças à sua grelha como já mencionado acima, dá para cozinhar os alimentos a vapor ou simplesmente aquecê-los.

Se a tua wok tiver tampa, você também pode usá-la para preparar guisados ​​e grelhados. Claro que você também pode fritar ocasionalmente na wok, a vantagem dos seus lados altos é conter os salpicos do óleo.

O conselho na wok é cozinhar separadamente ingredientes diferentes, começando por aqueles que levam mais tempo. Depois, ao final, se precisar, a panela serve também para aquecer a comida antes de ser servida.

As regras de ouro: use pouco óleo, mexa sempre os alimentos na panela, mantenha a wok sempre quente e seja rápido! Por último, acrescente ervas aromáticas e especiarias somente após o cozimento.

COMO LIMPAR A WOK

Após o cozimento, você vai ter que cuidar da limpeza da wok. Nunca despeje o óleo na pia ou na privada, mas recolha-o em uma garrafa para entregar em lugares que façam reciclagem de óleo.

Depois de usá-la, encha a wok com água quente e deixe-a de molho até o momento em que for lavar a louça.

Retire a água do molho e use uma esponja macia para a limpeza, colocando uma pequena quantidade de sabão e apenas se for necessário. Enxugue bem a wok antes de guardá-la.

QUAL WOK ESCOLHER?

wok 2

Encontram-se woks feitas de diferentes materiais, modelos e tamanhos. Por exemplo, você pode encontrar modelos com tampa de vidro, tipo pyrex, boas para manter a comida quente. Algumas woks são revestidas em teflon para permitir a função antiaderente e uma limpeza fácil. Mas como vimos aqui, o teflon pode soltar substâncias tóxicas quando velho, por isso cuide bem da tua wok evitando de usar colheres para mexer que risquem o revestimento.

Mas aqueles que preferem evitar o teflon poderão encontrar woks feitas de aço inoxidável, de ferro ou de ferro fundido.

wok aco

A wok de teflon pode ser lavada normalmente com água e sabão. A wok original, sem camada antiaderente, deve ser limpa com pano e ocasionalmente passada com óleo de cozinha para protegê-la da ferrugem.

Entre os modelos mais práticos, a wok de aço carbono é considerada a melhor, porque é barata e porque conduz o calor uniformemente.

Para se ter uma wok bastante prática, procure o modelo com duas alças que é fácil tanto para ser levantada, que para ser levada do fogão para a mesa. A wok original é, de fato, bastante pesada. Se você for novato na cozinha, o conselho é escolher uma wok antiaderente, enquanto se você for esperto de cozinha vai gostar de ter uma wok perto, tanto quanto possível, da original, encontrada em lojas especializadas em artigos para a cozinha.

wok ferro

Para escolher a tua wok, considere também o tamanho. Uma wok para duas pessoas tem um diâmetro de 15-20 cm. Para quatro pessoas escolha uma de 30-35 cm. Enquanto o wok de 40-50 cm acima é adequado para seis a dez pessoas ou mais.

Você também deve considerar o tamanho do seu fogão.

Em geral, é bom escolher uma wok de tamanho médio – cerca de 30 cm – de modo a ter espaço disponível para um armazenamento fácil quando ela não estiver em uso.

As bordas devem ser altas para facilitar o cozimento e o seu uso correto.

Se você não tiver espaço suficiente para armazenar a wok no armário, improvise um gancho onde você possa pendurar as panelas na parede da cozinha e tê-las sempre à mão 🙂

RECEITAS USANDO A TUA WOK

E agora que você já sabe como, por que usar e como comprar uma wok, vamos às receitas:

Yakissoba de legumes

Esta receita tradicional agrada a todos. O vídeo abaixo é bem explicativo:

Legumes salteados na wok

Um vídeo super rápido que ensina a saltear legumes na wok:

Legumes na wok com salsa de soja

O vídeo é em espanhol mas dá para entender tudo:

Arroz na wok

Muito bom este arroz, com pimenta, gergelim, cebolinha picada…Veja o vídeo e fique com água na boca:

Especialmente indicado para você:

PANELAS ANTIADERENTES: SUBSTÂNCIAS TÓXICAS E SAÚDE EM RISCO

QUAIS SÃO AS MELHORES PANELAS PARA COZINHAR? OS PRÓS E CONTRAS DE TODOS OS MATERIAIS

PANELAS: 5 USOS ALTERNATIVOS E PRÁTICOS PARA EXPERIMENTAR EM CASA




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...