Como limpar o colchão usando somente produtos naturais (VÍDEOS)

  • atualizado: 
Colchão

Uma pessoa que vive, em média, 70 anos, passa cerca de 24 anos dormindo. Isso mesmo! Uma das maiores necessidades básicas humanas consome duas década de vida. Por isso é essencial a preocupação com todos os elementos que compõem esse momento, entre eles, o colchão. Apesar de ter pouca atenção, esse item pode fazer toda a diferença na hora do descanso. Vale a pena pensar um pouco nele ao organizar a rotina.

No colchão acumulam-se todos os dias milhares de micro-organismos nocivos à saúde, tendo em vista que transpiramos e eliminamos células mortas. Fora todas essas questões, um colchão bom e bem cuidado pode fazer toda a diferença na qualidade do sono.

Por tudo isso, é essencial cuidar dele com eficiência, e, o melhor de tudo, utilizando apenas produtos naturais.

Dicas de como cuidar do colchão

A conservação e higienização do colchão passa por três pilares: renovação, limpeza e rotação.

Renovação

Roupas de cama devem ser trocadas uma vez por semana. Isso possibilita uma maior durabilidade e boa higiene do colchão, tendo em vista que essas trocas constantes evitam a acumulação de ácaros e outros micro-organismos.

É importante também, sempre que possível, colocar o colchão para ventilar ao sol ou pelo menos deixar o quarto aberto para entrada dos raios solares.

Limpeza

Há três grandes amigos da higienização correta do colchão: o aspirador de pó, o bicarbonato de sódio e a água oxigenada. Tenha o hábito de aspirar o colchão a cada 15 dias para eliminar a poeira e outras sujidades e inclua, na rotina quinzenal, o uso do bicarbonato de sódio para limpar o colchão.

Basta polvilhar o bicarbonato na superfície, deixar agir por 30 minutos e aspirar em seguida. O bicarbonato tira praticamente todas as manchas, até mesmo as mais difíceis. Outra aliada da limpeza, a água oxigenada, também é útil na remoção de manchas.

No vídeo abaixo, Gilmara Carvalho ensina como fazer essa limpeza com água oxigenada.

Rotação

É necessário mudar o lado do colchão a cada três meses para reduzir o desgaste natural do material e evitar o afundamento desigual dele. O giro dos lados do colchão ajuda a reduzir esse desgaste, que faz mal, inclusive, à saúde da coluna.

No vídeo abaixo, Flávia Ferrari ensina como fazer essa rotação periódica no colchão.


Por que vale a pena investir em produtos naturais?

Opções não faltam nas prateleiras dos supermercados: são removedores, exterminadores, desinfetantes e toda sorte de itens que prometem pôr fim as sujeiras domésticas. No entanto, pouco se sabe a respeito dos efeitos, em longo prazo, desses produtos químicos para a saúde.

Pensando nisso, é importante investir em produtos naturais, que cumprem bem – ou até melhor – o papel de limpar objetos e superfícies. No caso do colchão, essa troca saudável é ainda mais importante, tendo em vista que é no colchão que descansamos diariamente da rotina frenética do dia a dia.

Especialmente indicado para você:

setaGATO, CACHORRO NA CAMA? VEJA MOTIVOS A FAVOR E CONTRA

setaCOMO FAZER UMA CABECEIRA PARA A SUA CAMA USANDO PALLETS

setaO QUARTO DE ACORDO COM FENG SHUI: DICAS PRECIOSAS!