Como Cozinhar Usando a Máquina de Lavar Louças


A máquina de lavar louças quando entrou no mercado de eletrodomésticos, revolucionou, e muito, a maneira de se viver em casa. Prática, rápida e acima de tudo, capaz de acabar com a briga para ver quem vai ter que lavar a louça.

Como contraindicação, no entanto, ela foi imediatamente acusada de desperdiçar desnecessariamente água e energia. Hoje, porém, vários estudos indicam os benefícios em termos de economia de água e energia com o uso da máquina de lavar louças, que acabou caindo no gosto do ambientalista, um pouco como aconteceu com a máquina de lavar roupas.

Para uma economia eficaz é preciso contudo que a máquina de lavar louças seja utilizada apenas em plena carga, preferindo a lavagem a baixa temperatura e com detergentes vegetais 100% biodegradáveis.

Mas este eletrodoméstico pode ser útil não somente “após a refeição” e sim também antes, na “pré” refeição, como uma forma alternativa de cozinhar poupando energia. O vapor que se desenvolve no interior da máquina, durante a lavagem, é muito semelhante àquele liberado no cozimento a vapor. Então, por que não explorar este fato?

Com uma máquina de lavar louça é possível cozinhar mesmo sem possuir instrumentos especiais.

Mas em termos práticos como e o que se pode cozinhar com a máquina de lavar louças?

cozinhar maquina lavar loucas

A modalidade prevê, em primeiro lugar, que os alimentos, para não entrarem em contato com a água da lavagem e com o sabão, sejam hermeticamente fechados em frascos de vidro ou em sacos a vácuo para alimentos.

E para não se desfazer dos benefícios ambientais que a utilização da máquina da máquina de lavar louças proporciona, é importante reutilizar os frascos ou sacos a vácuo, lavando-os e enxugando-os muito bem.

Já a coisa a se cozinhar, no entanto, é de sua decisão.

Veja um exemplo:

Esta receita fácil e saborosa foi testada pelo blog Cucina Eco:

Ingredientes:

2 Abobrinhas pequenas

Folhas de um maço de rabanete

1 cebola pequena

1 colher de chá de curry

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Azeite extra virgem a gosto

Modo de fazer:

* Corte as abobrinhas em palitos, corte finamente a cebola e as folhas de rabanete. Coloque a abobrinha e os outros ingredientes em um saco, a vácuo ou, alternativamente, em um frasco com tampa hermética. Feche bem.

* Coloque o recipiente na máquina de lavar louça de modo que o saco / frasco esteja bloqueado e não se mova durante a lavagem / cozimento.

* Inicie o ciclo de lavagem normal (cerca de 60°).

* Ao final do programa, remova o frasco e sirva o alimento em um prato ou tijela juntamente com um fiozinho de azeite extra virgem, acompanhado de arroz integral.

Experimente! Pois, se você achou tudo isso estranho, saiba que na Itália tem até um livro (foto abaixo) que ensina a cozinhar com a máquina de lavar louças. Chama-se “Cucinare in lavastoviglie. Gusto, sostenibilità e risparmio con un metodo rivoluzionario”, de Lisa Casali.

cozinhar maquina lavar loucas 2

Fonte foto

Especialmente indicado para você:

20 DICAS PARA ECONOMIZAR ÁGUA NO DIA A DIA E COMO ENSINAR AS CRIANÇAS SOBRE O SEU USO CONSCIENTE

KAKEBO, O MÉTODO JAPONÊS PARA APRENDER A ECONOMIZAR

LAVA-LOUÇA: FAÇA VOCÊ MESMO O DETERGENTE PARA A MÁQUINA DE LAVAR LOUÇAS




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...