Como limpar a máquina de lavar roupas apenas com produtos naturais

  • atualizado: 
 limpar a máquina de lavar roupas

Já aconteceu de você, ao lavar a roupa, tê-la sujado? Pois é, de vez em quando a máquina que lava precisa ser lavada, principalmente, se você mora em apartamento e ela fica localizada em um lugar úmido. Isso pode criar mofo e sujar a roupa, em vez de lavá-la.

Por isso, de vez em quando, é preciso lavar e secar a máquina pra retirar a sujeira, o que fará, também, que ela seja conservada por mais tempo, aumentando a sua durabilidade.

Cuidados gerais no dia a dia

Veja algumas dicas simples de manutenção da máquinas de lavar roupas para aplicar no dia a dia:

1. Siga sempre as instruções da própria máquina para lavar roupas (não exceda o limite de peso indicado, use-a de acordo com o tipo de lavagem etc)

2. Utilize a quantidade adequada de detergente, ou sabão, indicada na embalagem do produto. Isso evita o acúmulo de resíduos no interior da máquina.

3. Se exagerar, sem querer, na dose de sabão, limpe a espuma em excesso. Fazer isso é muito fácil: execute um segundo ciclo de enxágue.

4. Se a sua máquina tiver a opção "água quente", utilize-a para limpar os resíduos de detergente acumulados.

Limpando a máquina de lavar roupas com produtos naturais

1. Para limpar a máquina, caso ela não tenha a opção água quente, dê início ao processo de ciclo de lavagem com o aparelho vazio. Em seguida, repita a operação. Quando a máquina estiver cheia de água e começar a agitar, adicione 3 ½ xícaras de vinagre branco e ½ xícara de bicarbonato de sódio. Essa mistura deve ser agitada pela máquina por cerca de meia hora. Pause o ciclo ou desligue-a para que a mistura aja de 30 a 60 minutos.

2. Após esse tempo, reinicie e termine o ciclo. Se a sua máquina for automática, o ciclo de centrifugação funciona enquanto a água é drenada, soltando o resto de resíduo.

3. Desligue a máquina e limpe o interior dela com um pano úmido embebido em água morna e vinagre. Use essa mistura para limpar a parte externa também.

Máquina com abertura frontal

Se você tem uma máquina com abertura frontal, o processo de limpeza é um pouco diferente. Confira o passo-a-passo:

1. Inicie o ciclo de lavagem com a máquina vazia. Caso ela tenha a opção de programa com água quente, escolha-a.

2. Adicione 2 xícaras de vinagre branco no compartimento do detergente e complete um outro ciclo de lavagem.

3. Quando essa etapa for concluída, retire o compartimento da máquina e deixe-o de molho na pia em uma solução com água e bicarbonato de sódio.

4. Enquanto isso, umedeça um pano com água morna e limpe a borracha de vedação da porta para remover todos os resíduos de detergente e sujeira. Limpe bem também o local onde fica o compartimento para detergente, que pode estar preto, cheio de mofo.

5. Use uma escova de dente para limpar os resíduos do compartimento de detergente. Enxague, seque e coloque-o na máquina.

6. Se o local onde a máquina de lavar fica, não for muito ventilado, evite fechar totalmente a porta da máquina e colaborar para a criação de mofo dentro dela.

Máquina sempre nova e roupas sempre limpas

Viu só como essas dicas simples facilitam bastante a vida da gente? Além de garantir que as nossas roupas estejam sempre limpas e cheirosas e a máquina sempre nova e bem cuidada!

Leia mais sobre dicas caseiras:

ÁGUA OXIGENADA: TRUQUES PARA A LIMPEZA

COMO FAZER PRODUTOS PARA A LIMPEZA (SUSTENTÁVEL) DA CASA

COMO FAZER O BUQUÊ DE FLORES DURAR MAIS - DICAS NATURAIS

DE QUANTO EM QUANTO TEMPO DEVEMOS TROCAR AS TOALHAS DE BANHO?

COMO AFASTAR AS TRAÇAS DE UMA FORMA NATURAL