Como limpar a máquina de lavar roupas apenas com produtos naturais

  • atualizado: 
 limpar a máquina de lavar roupas

Já aconteceu de você, ao lavar a roupa, tê-la sujado? Pois é, de vez em quando a máquina que lava precisa ser lavada, principalmente, se você mora em apartamento e ela fica localizada em um lugar úmido. Isso pode criar mofo e sujar a roupa, em vez de lavá-la.

Por isso, de vez em quando, é preciso lavar e secar a máquina pra retirar a sujeira, o que fará, também, que ela seja conservada por mais tempo, aumentando a sua durabilidade.

Cuidados gerais no dia a dia

Veja algumas dicas simples de manutenção da máquinas de lavar roupas para aplicar no dia a dia:

1. Siga sempre as instruções da própria máquina para lavar roupas (não exceda o limite de peso indicado, use-a de acordo com o tipo de lavagem etc)

2. Utilize a quantidade adequada de detergente, ou sabão, indicada na embalagem do produto. Isso evita o acúmulo de resíduos no interior da máquina.

3. Se exagerar, sem querer, na dose de sabão, limpe a espuma em excesso. Fazer isso é muito fácil: execute um segundo ciclo de enxágue.

4. Se a sua máquina tiver a opção "água quente", utilize-a para limpar os resíduos de detergente acumulados.

Limpando a máquina de lavar roupas com produtos naturais

1. Para limpar a máquina, caso ela não tenha a opção água quente, dê início ao processo de ciclo de lavagem com o aparelho vazio. Em seguida, repita a operação. Quando a máquina estiver cheia de água e começar a agitar, adicione 3 ½ xícaras de vinagre branco e ½ xícara de bicarbonato de sódio. Essa mistura deve ser agitada pela máquina por cerca de meia hora. Pause o ciclo ou desligue-a para que a mistura aja de 30 a 60 minutos.

2. Após esse tempo, reinicie e termine o ciclo. Se a sua máquina for automática, o ciclo de centrifugação funciona enquanto a água é drenada, soltando o resto de resíduo.

3. Desligue a máquina e limpe o interior dela com um pano úmido embebido em água morna e vinagre. Use essa mistura para limpar a parte externa também.

Máquina com abertura frontal

Se você tem uma máquina com abertura frontal, o processo de limpeza é um pouco diferente. Confira o passo-a-passo:

1. Inicie o ciclo de lavagem com a máquina vazia. Caso ela tenha a opção de programa com água quente, escolha-a.

2. Adicione 2 xícaras de vinagre branco no compartimento do detergente e complete um outro ciclo de lavagem.

3. Quando essa etapa for concluída, retire o compartimento da máquina e deixe-o de molho na pia em uma solução com água e bicarbonato de sódio.

4. Enquanto isso, umedeça um pano com água morna e limpe a borracha de vedação da porta para remover todos os resíduos de detergente e sujeira. Limpe bem também o local onde fica o compartimento para detergente, que pode estar preto, cheio de mofo.

5. Use uma escova de dente para limpar os resíduos do compartimento de detergente. Enxague, seque e coloque-o na máquina.

6. Se o local onde a máquina de lavar fica, não for muito ventilado, evite fechar totalmente a porta da máquina e colaborar para a criação de mofo dentro dela.

Máquina sempre nova e roupas sempre limpas

Viu só como essas dicas simples facilitam bastante a vida da gente? Além de garantir que as nossas roupas estejam sempre limpas e cheirosas e a máquina sempre nova e bem cuidada!

Leia mais sobre dicas caseiras:

ÁGUA OXIGENADA: TRUQUES PARA A LIMPEZA

COMO FAZER PRODUTOS PARA A LIMPEZA (SUSTENTÁVEL) DA CASA

COMO FAZER O BUQUÊ DE FLORES DURAR MAIS - DICAS NATURAIS

DE QUANTO EM QUANTO TEMPO DEVEMOS TROCAR AS TOALHAS DE BANHO?

COMO AFASTAR AS TRAÇAS DE UMA FORMA NATURAL

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!