Vovó ecológica: 10 dicas de sustentabilidade que nossas avós usavam

dicas de sustentabilidade que nossas avós usavam

Culturas como o Japão e outras são famosas por valorizar o idoso de forma intensa. Sabemos que em países como o Brasil, precisamos aprender com tais exemplos e começar a entender melhor sobre o mundo que nos cerca, baseando-nos nas ideias que nossos ancestrais aplicavam no dia a dia. Porque é fato que a tecnologia nos faz muito bem, mas, ao mesmo tempo, faz com que percamos contato com uma determinada sabedoria popular, que estimulava o reaproveitamento, a doação e a reutilização de grande parte dos itens utilizados na vida cotidiana.

Vamos então tomar como exemplo algumas dessas incríveis dicas do tempo da vovó?

10 dias que nossas avós amavam e que você pode por em prática agora!

Dica #1 – Limpeza das janelas

Para ter aquele vidro transparente e brilhante, sem qualquer manchinha que o deixe embaçado é muito simples: basta despejar três colheres de sopa de vinagre, em 11 litros de água aquecida. Na sequência, passe jornal para secar, que irá ajudar a dar um brilho todo especial.

Dica #2 – Limpeza de forno de inox

Aquelas partes de inox, do interior do fogão, você limpa com a praticidade de uma mistura composta por bicabornato de sódio misturado ao vinagre de maçã, em pequena quantidade, apenas a conta certa para umedecer o bicarbonato.

A mistura precisa ser aplicada em todo o forno, que deve ser fechado e aquecido em uma temperatura de 240ºC, por um período de 50 minutos. Quando esfriar, você remove facilmente a sujeira com um pano seco.

Dica #3 – Tábua de alimentos impecável

As tábuas, de uso comum em cozinhas, para trabalhar os alimentos, devem ter suas manchas removidas com o simples uso de uma mistura feita à base de sal marinho e de suco de limão. A pele das mãos também fica mais macia, a partir da aplicação da mistura.

Dica #4- Limpeza de prataria

Para limpar joias e outros objetos de prata é necessário misturar uma colher, das de chá, de bicabornato de sódio, e uma colher, das de chá, de sal em um pouco de água morna. Então, basta mergulhar na mistura e lustrar com um pano macio.

Dica #5- Banheiro sem odor ruim

Para banheiros que estão com forte odor, a dica é simples, mais uma vez: risca-se um fósforo e deixe-o aceso pelo máximo de tempo. Isso irá “queimar” o mau cheiro.

Dica #6- Limpeza de objetos de ouro

Basta misturar uma xícara de água a algumas sementes de tomate; logo após, deve-se mergulhar o acessório ou objeto de ouro na mistura e deixa-lo imerso pelo tempo de 15 minutos. A seguir, basta enxaguar e esfregar com uma flanela. O ouro ficará lindíssimo e reluzente.

Dica #7- Colarinho como novo

Para que os colarinhos de camisas fiquem sempre limpinhos, basta você seguir essa dica. Antes de lavá-los, passe shampoo no local e deixe de molho por alguns minutos.

Dica #8- Roupas sem mancha de barro

O tecido deverá ser limpo com a água que sobra na panela, na qual foram fervidas batatas.

Dica #9- Abridor de latas sem mancha

Aquelas manchas pretinhas de abridores de latas e garrafas poderão ser retiradas completamente ao colocar o objeto de molho em vinagre, por ao menos 8 horas – uma noite, por exemplo, e ao acordar, esfregar o mesmo com bicabornato de sódio.

Dica #10- Panelas sem mancha nenhuma

As panelas que ficam com manchas escuras pelo contato direto com o fogo podem ser clareadas a partir de limões cortados em rodela e colocados em água, que será fervida. Ao finalizar, retiram-se as rodelas do fruto e aplica-se o líquido restante na mancha. As panelas ficarão impecáveis novamente!

Gostou das dicas? Apesar de antigas, já passaram pelo teste do tempo, e tem muita gente afirmando que funcionam. Para nós, do greenMe Brasil tem um gostinho especial, porque não usam produtos químicos e tampouco substâncias que prejudiquem o meio ambiente.

Leia também: Bicarbonato de sódio: o que é e porque funciona

Fonte foto: freeimages.com