Você sabe onde deve guardar a escova de dente?

  • atualizado: 
escova de dente

Nós nos preocupamos em deixar os nossos dentes limpos e livres de bactérias, mas nunca paramos para pensar em como devemos guardar a nossa escova de dente, não é mesmo?

A escova de dente é extremamente pessoal e merece a nossa atenção e cuidado. Conforme vídeo do UOL, especialistas afirmam que devemos evitar o contato de nossa escova com outras escovas, o que geralmente não acontece quando "juntamos as escovas de dente" no mesmo copo, ou suporte. Segundo o biomédico Roberto Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria, cada um de nós tem a sua própria flora bocal, que fica armazenada na nossa escova.

Você deve estar pensando: "para que tanta 'paranoia' acerca do contato entre escovas de dentes se beijamos na boca de outra pessoa?". Acontece que, também através do beijo, ocorre a troca de fluidos e de bactérias, podendo haver transmissão de algumas doenças, como a herpes.

Cada qual com as suas bactérias

A diferença entre um beijo e o contato entre escovas é que a escova fica em contato com a flora bacteriana, além de ter a função de limpar os dentes, removendo impurezas, função que não é desempenhada pelo beijo.

Além de evitar o contato entre escovas, devemos estar alertas ao local onde a nossa escova é guardada no banheiro. Ela não deve ficar próxima ao vaso sanitário, já que respingos de água de vaso sanitário podem chegar à escova com a ativação da descarga.

A professora de ondontopediatria da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas, Helenice Biancalana, explica que a escova deve ficar o mais distante possível da descarga, pois algumas liberam bactérias e coliformes fecais que podem circular por muitas horas no ambiente.

Onde guardar corretamente a escova de dente?

Os especialistas indicam que as escovas sejam guardadas secas em armários ou espaços individuais, mas longe de outros objetos, como escovas de cabelo.

Para higienizar a escova, ao final da escovação, ela deve ser lavada com água corrente para remover os restos de alimentos das cerdas. Em seguida, o cabo da escova deve ser levemente batido para retirar o excesso de água. O enxaguante bucal pode ser usado para lavar a escova, que deve ser guardada em posição vertical e com a cabeça para cima, preferencialmente em locais ventilados para evitar a proliferação de fungos.

Cada um com a sua escova

A troca da escova deve ser feita a cada três meses ou quando as cerdas ficarem deformadas.

A escova de dente nunca deve ser emprestada. Ela é única e intransferível! Logo, todo o cuidado com a higienização bucal deve ser estendido para o cuidado com a escova.

Especialmente indicado para você:

ESPECIALISTAS QUESTIONAM A EFICÁCIA DO USO DO FIO DENTAL

ANTISSÉPTICOS BUCAIS FAZEM BEM OU MAL?

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!