Batatas: versátil como alimento, útil como medicamento e mais 1001 utilidades

Batatas

Batata-andina, batata-inglesa, a nossa batata de todos os dias é uma planta herbácea, tuberosa, originária dos Andes, em região próxima ao Lago Titicaca, onde já era cultivada há mais de 8 mil anos. Botanicamente, a batata (Solanum tuberosun) é uma solanácea, prima dos tomates, das berinjelas e dos pimentões e também do tabaco. Essa é uma família cosmopolita, ou seja, que tem plantas originárias de variadas partes do mundo. Algumas solanáceas são venonosas, todas, de alguma maneira são medicinais.

A nossa batata de todo dia pode ser comida em saladas, ou cozida, e também como acompanhamento de pratos principais, sendo adequado seu uso em diversas receitas pois é rica em amido de fácil assimilação, sendo ótima fonte de energia.

Fatias de batata têm variadas utilidades numa casa, não só na alimentação mas também como remédio e produto de limpeza.

Outro uso nobre das batatas, especialmente das que já não estão boas para uso culinário por estarem batidas, machucadas ou apodrecidas, é a sua transformação em plástico biodegradável (PLA).

Uso da batata como remédio

* Queimaduras solares, inchaços, olheiras e acne - aplicar fatias finas e cascas de batata sobre as queimaduras solares alivia o ardor e atenua a vermelhidão e o inchaço. Também é muito boa para os inchaços dos olhos, olheiras e para tratar acne.

* Dor de cabeça - Você pode aliviar sua dor de cabeça ao colocar, sobre a fronte, uma série de rodelas finas de batata ou então, ao esfregar as têmporas com elas, em movimento circular.

* Insônia - Batatas cozidas no jantar pode te dar uma boa noite de sono. A batata cozida é um alimento de digestão leve porém suficientemente pleno para que você não sinta fome durante a noite. A ingestão de batata também ajuda a equilibrar a acidez estomacal.

* Verrugas - Se você tiver verrugas, experimente esfregar uma fatia de batata sobre a mesma, até seu desaparecimento. Segundo os médicos, o efeito anti-verrugas da batata é derivado do seu alto teor de potássio e vitamina C.

* Compressas quentes e frias - as batatas são ótimas em substituição às bolsas térmicas pois mantêm por muito tempo a sua temperatura.

* Acne - fatias de batata podem ser esfregadas nas espinhas, manchas e pequenas imperfeições da sua pele de forma a que o suco entre em contato com a pele. Aguarde alguns segundos e enxágue o local.

* Estresse - ao se sentir estressada experimente cozinhar algumas batatas em bastante água com uma pitada de sal. Reserve as batatas para os pratos que preferir tome a água do cozimento, uma xícara de vez enquando. Você se sentirá restabelecida em pouco tempo.

Uso da batata em casa e na limpeza

* Manchas de cola nas mãos - esfregue uma fatia de batata crua nas mãos antes de lavar com sabão. A batata amacia a pele e facilita a remoção dos resíduos de cola, sujeira, etc.

* Excesso de sal na panela - cozinhe junto uma batata inteira. Ela absorverá o excesso de sal.

* Limpeza de sapatos - a limpeza de sapatos impermeáveis e de solas de borracha fica facilitada se você esfregar antes uma fatia de batata crua. Em seguida passe um pano ou escova para sapatos.

* Limpeza de ferramentas enferrujadas - esfregar fatias de batata crua nas ferramentas enferrujadas, e cinza de madeira, ajuda na remoção da ferrugem.

* Limpeza de talheres - para limpar e polir talheres use água de cozimento de batatas sem sal. Deixe de molho por uma hora, basta enxaguar depois e secar.

Leia também:

COMO LIMPAR A CASA USANDO BORRA DE CAFÉ

BATATA GRATINADA: 3 RECEITAS PARA FAZÊ-LAS PERFEITAS E CROCANTES

BATATA-DOCE: USO E BENEFÍCIOS‏

COMO LAVAR E DESCASCAR UM SACO DE BATATAS EM MENOS DE UM MINUTO

Fonte fotos: shutterstock