Como remover a cera dos móveis e roupas

remover a cera dos móveis e roupas

Durante aquele jantar romântico, não se sabe como, caiu cera na mesa ou na sua roupa? Nem por isso devemos evitar o uso de velas que criam aquela atmosfera agradável em nossa casa, não é mesmo? Sugerimos aqui algumas soluções para remover a cera dos tecidos e superfícies, em poucos minutos, e mesmo quando ela já estiver solidificada. Olha que interessante:

1. Cubos de gelo

Se a cera caiu no chão ou sobre os móveis, tente experimentar a técnica do cubo de gelo. Coloque o cubo de gelo diretamente sobre a cera. Se o local onde a cera deve ser removida não pode se molhar, coloque o cubo em um saco impermeável. Deixe o gelo agir por pelo menos 2 minutos. Se necessário, substitua o cubo e esperar mais um pouco. Remova a cera da superfície com um cartão de crédito. Se a marca de cera for bastante extensa, use um saco de gelo.

Fonte foto: incrustables.com

2. Ferro de passar roupa

Se a cera caiu na roupa ou em um tapete lavável e durável, recorra ao método do ferro. Coloque um pano absorvente ou uma toalha velha sobre a mancha de cera. Pré-aqueça o ferro a uma temperatura adequada para o tecido. Em seguida, passe-o sobre a área afetada e quando o pano absorver a cera, substitua-o se precisar repitir a operação. Como uma alternativa ao uso de um pano absorvente e descartável, tente usar um saco de papel de pão, papel de embrulho, papel higiênico ou uma toalha velha. Você pode experimentar o método do ferro mesmo em mobiliários resistentes e pisos, mas não coloque o ferro diretamente sobre as superfícies.

Fonte foto: incrustables.com

3. Secador de cabelo

Depois do cubo de gelo e do ferro, tem ainda uma outra idéia útil para remover a cera dos móveis. Trata-se de usar o secador de cabelo. Faça o ar quente do secador amolecer a cera já solidificada e para eliminá-la facilmente, você pode simplesmente remover a cera derretida com um pano ou esponja. Este método não é tão bom para roupas e tecidos, pois pode manchar, especialmente se a cera for colorida. Se ela se tornar resíduo, limpe a superfície com água e sabão.

Fonte foto: wikiHow.com

4. Álcool

Para remover manchas de cera de móveis de madeira e pisos, você pode usar álcool alimentar a 95°, que você encontra no supermercado. Passe o álcool no rastro de cera com um pano até a completa remoção das manchas. Esta solução para remover a cera pode ser útil após ter sido aplicado o método do cubo de gelo, acima. Para remover resíduos de cera pequenos, tente esfregar suavemente a superfície com uma escova de dentes velha, depois de tê-la mergulhada no álcool.

Fonte foto: wikiHow.com

5. Freezer e espátula

Se a cera caiu na roupa ou na toalha de mesa, tente enrolar o tecido em questão em um saco plástico e guarde-o no freezer. Verifique que a cera solidificou e, neste ponto, você pode remover a cera da peça com a ajuda de uma espátula de cozinha ou de uma faquinha sem serras, muito suavemente, como sugerido pelo site Woman's day.

Fonte foto: womansday.com

Leia também:

VELAS PERFUMADAS: EXISTEM RISCOS PARA A SAÚDE?

COMO FAZER VELA NATURAL, USANDO AZEITE E LARANJA

COMO REMOVER OS PELOS DE CÃES E GATOS DO CHÃO, TAPETE E ROUPAS