Como Acender, Usar e Apagar Velas de uma Maneira Correta


Há muito tempo as velas desempenham um papel vital nas tradições populares e rituais esotéricos, transcendendo o simples ato de iluminar ambientes. Conheça algumas tradições e sugestões para um uso correto das velas.

Oferta e Intenção

Antes de acender uma vela, muitas tradições sugerem fazer uma breve oferta ao divino, ao anjo da guarda ou a um santo. Pode ser uma prece, uma invocação ou um momento de gratidão, transformando o ato em um ritual sagrado. Deixe clara também a sua intenção ao acendê-la, faça apenas um pedido para cada vela que acender e nunca acenda velas para oferecer a espíritos dentro de casa.

Acenda usando fósforo

Para acender a vela, muitas pessoas preferem usar fósforos, pois acredita-se que o enxofre nos fósforos tem propriedades purificadoras. Evite acender velas com velas já acesas, pois isso é considerado desfavorável em muitas práticas. Além disso, acender velas com materiais sintéticos, como plástico ou isqueiros de plástico, pode ser desencorajado, pois algumas tradições preferem métodos mais naturais. Lembre-se sempre de priorizar a segurança ao lidar com velas, independentemente do método escolhido.

Cores e Significados

As cores das velas possuem significados distintos. Vermelho para paixão, verde para prosperidade, branco para pureza. Escolha a cor de acordo com a sua intenção, alinhando-se com a vibração que deseja atrair.

A Hora Certa

Acender velas em horários específicos do dia é uma prática antiga que busca sintonizar as energias cósmicas. Muitos seguidores dessas tradições creem que cada período do dia possui qualidades únicas. Ao amanhecer, a vela pode representar renascimento e inspiração. Ao anoitecer, a busca pela luz interior. A meia-noite pode simbolizar a conexão com o sagrado. Escolher o momento certo para acender sua vela pode intensificar a energia do ritual.

Posicionamento Estratégico

Onde você coloca a vela também é fundamental. Em rituais, posicione-a no centro para simbolizar o ponto de equilíbrio e conexão. Se estiver focando em objetivos específicos, posicione a vela na direção associada a essa meta. Velas ao redor de um círculo podem criar um espaço protegido para seus rituais. De qualquer forma, acenda velas somente em lugares calmos, tranquilos e seguros. Cuidado com incêndios.

Apagando com Propósito

Soprar uma vela para apagá-la é desencorajado em muitas tradições esotéricas. Acredita-se que a vela é um canal de comunicação espiritual e que apagá-la com o sopro pode dispersar as energias acumuladas.

Nunca apague uma vela que você acendeu. Deixe-a consumir até o final, mas se for necessário apagá-la, faça-o com propósito. Usar as costas de uma colher, um abafador ou movimentar a mão para extinguir a chama sem tocá-la diretamente é considerado mais respeitoso com a conexão estabelecida durante o ritual. Cada gesto, cada momento no ciclo do dia e a posição da vela carregam significados que transcendem o óbvio. Usar uma colher ou um abafador são gestos que podem manter a energia circulando e selar suas intenções.

A Chama e as Respostas do Universo

Acredita-se que a chama da vela é um canal de comunicação com o universo. Observe a chama – sua estabilidade ou oscilação – para receber respostas ou orientações espirituais.

Rituais em Fases Lunares

Sincronize seus rituais com as fases da lua. Na lua crescente, foque em projetos e desejos. Na lua minguante, libere o que não serve mais. A lua cheia potencializa a energia dos rituais.

Velas nas Emergências

Além de sua simbologia espiritual, as velas têm um papel prático em situações de emergência. Mantenha velas brancas à mão para iluminar e trazer calma quando a luz falhar e, mesmo quando for acender apenas para emergência, especifique essa intenção ao acendê-la.

Tradições Culturais

Explore tradições culturais que envolvem o uso de velas, como a tradição dos candelabros no Hanukkah ou as velas coloridas do Diwali. Cada cultura atribui significados únicos.

Círculos de Proteção

Antes de iniciar um ritual, trace um círculo imaginário ao redor da vela. Visualize-o como um escudo protetor, mantendo as energias indesejadas afastadas durante suas práticas.

Vela como Canal de Transcendência

Entenda a vela como um portal entre o material e o espiritual. Ao acendê-la, permita que sua luz ilumine não apenas o espaço, mas também o caminho para a introspecção e a conexão espiritual.

Navegar por essas tradições é uma jornada rica, cheia de simbolismos e significados profundos. Independentemente da crença específica, o ato de acender uma vela continua sendo uma ponte entre o visível e o invisível, uma prática que transcende o tempo e conecta aqueles que buscam algo além do ordinário.

Explorar essas nuances é como desvendar um código ancestral, convidando a magia a se entrelaçar com o cotidiano. Ao acender sua vela, lembre-se de que, além de iluminar o ambiente, você está ativando uma jornada sutil através do tempo e da espiritualidade.

E você? Tem alguma dica ou sugestão a acrescentar de acordo com suas crenças?

Talvez te interesse ler também: 

Significado das velas – o que representam e como usá-las

Como aquecer a casa e a alma no inverno, usando velas aromáticas

Velas perfumadas: existem riscos para a saúde?

Velas com parafina podem emitir poluentes perigosos para a saúde




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...