Comparação: Vale a pena investir em uma geladeira inverter?


A necessidade de preservar os alimentos por um período de tempo é quase tão antiga quanto a própria humanidade.

Entre o gelo, coberto de sal ou secando ao ar livre, os seres humanos conseguiram prolongar o estado de decomposição do que estava disponível para se alimentar.

E, embora tenham se passado pouco mais de 100 anos desde que os sistemas de refrigeração permitiram um grande avanço na preservação de alimentos, a busca por inovação e melhores tecnologias alimentares continua a crescer.

Nesse sentido, a última novidade é a geladeira inverter: um eletrodoméstico com um sistema de refrigeração diferente daquele que conhecemos nas geladeiras tradicionais.

Vamos ver em que consiste esse sistema, as vantagens e desvantagens desse tipo de geladeira e o que devemos considerar antes de comprar um novo eletrodoméstico para nossa casa.

O que é o sistema inverter e como ele funciona?

Para entender como funciona o sistema de refrigeração da geladeira inverter, é necessário rever como funcionam as geladeiras convencionais.

Tradicionalmente, as geladeiras têm um motor com um compressor de gás que trabalha constantemente para manter a temperatura dentro da geladeira.

Quando o termostato, que é o dispositivo responsável por abrir ou fechar um sistema elétrico de acordo com a temperatura, detecta que a temperatura aumentou dentro da geladeira, ele liga o compressor para resfriamento interno, de modo que ela retorne à temperatura desejada pelo usuário. Quando isso acontece, o termostato desliga automaticamente o sistema e o motor é desligado.

Essa função será executada durante o dia, quantas vezes forem necessárias, conforme a temperatura no interior da geladeira cair ou subir até os níveis desejados.

No entanto, as geladeiras com sistema de resfriamento inverter têm tecnologia eletrônica avançada que permite que o compressor seja controlado de forma variável.

Ou seja, em vez de trabalhar constantemente como nas geladeiras convencionais, aqui o compressor ajusta seu funcionamento de acordo com a demanda de refrigeração em tempo real que o interior da geladeira precisa.

Dessa forma, quando a temperatura interna estiver na temperatura desejada, o compressor estará trabalhando em baixa velocidade e, quando precisar de mais energia porque a temperatura interna aumentou, ele aumentará sua velocidade de operação até se estabilizar.

Características e vantagens das geladeiras inverter

Como toda nova tecnologia que surge, as geladeiras com sistema de refrigeração inverter têm algumas vantagens em relação às suas antecessoras. Entre elas, podemos citar:

Economia de energia

Como mencionado acima, por ter um compressor que funciona de forma variável, esse tipo de geladeira tem um consumo de energia menor, mesmo as geladeira side by side. Isso significa uma economia considerável no consumo de eletricidade e, portanto, de dinheiro quando se trata de pagar pela eletricidade.

Mais silenciosas

Embora as geladeiras sejam cada vez mais silenciosas, em muitos casos um leve ruído pode ser sinônimo de desconforto. No caso das inverter, o compressor variável é menos ruidoso e tem menos vibração do que as geladeiras convencionais, o que as torna ideais para quem gosta de silêncio.

Temperatura estável

Uma das principais vantagens das geladeiras com sistema de refrigeração inverter é que elas mantêm a temperatura interna mais estável. Isso proporciona uma melhor conservação dos alimentos e, junto com as bebidas, eles ficam mais frescos.

Vida útil mais longa

O fato de o compressor não ser desligado com tanta frequência significa que ele está sujeito a menos desgaste. Por esse motivo, as geladeiras com sistemas de refrigeração tendem a ter uma vida útil mais longa.

Melhor design

Embora isso dependa de cada modelo e varie de marca para marca, de modo geral, as geladeiras com sistema inverter têm um design mais moderno e inovador, o que faz com que fiquem melhor em qualquer cozinha.

Mesmo os modelos de geladeiras side-by-side, com suas grandes dimensões, dão à cozinha uma aparência imponente e elegante.

Desvantagens das geladeiras inverter

É claro que as vantagens superam as desvantagens no caso das geladeiras com sistema inverter, no entanto, é necessário conhecer de antemão os pontos negativos desse tipo de geladeira.

Preço alto

Normalmente, o preço dessas geladeiras costuma ser mais alto do que o das geladeiras convencionais.

No entanto, é importante lembrar suas vantagens: sua vida útil mais longa e a economia de energia podem ajudar a amortizar seu custo inicial.

Reparos caros

Não se compra um item novo sem pensar quando será necessário consertá-lo, mas vale a pena lembrar que as geladeiras inverter são mais caras para consertar do que as convencionais.

Adaptação ao uso

Uma nova tecnologia exige que o usuário se adapte para tirar o máximo proveito dela. Nesse sentido, não é um grande inconveniente, mas pode levar algum tempo para se adaptar ao sistema inverter e poder usá-lo e aproveitar todas as suas funções a seu gosto.

Dicas e recomendações para escolher sua geladeira

Se estiver procurando uma nova geladeira, é importante considerar algumas recomendações de antemão para não ter dor de cabeça depois.

Espaço disponível

As geladeiras grandes chamam muito a atenção, mas são de pouca utilidade se você não tiver espaço para colocá-las no local que deseja atribuir a elas no seu lar. Por esse motivo, recomendamos que você tire todas as medidas e, a partir daí, faça sua escolha.

Capacidade necessária

Os especialistas recomendam uma geladeira com capacidade de 300 litros para duas pessoas e, depois disso, adicione 30 litros por membro da família. Dessa forma, você terá uma geladeira adequada para o seu uso diário sem gastar energia extra.

Eficiência energética

Embora as geladeiras inverter consumam menos energia do que as geladeiras convencionais, é essencial verificar as etiquetas de eficiência energética para evitar custos mais altos.

As geladeiras inverter são a evolução da refrigeração doméstica e uma ótima opção se você estiver procurando uma nova para a sua casa.

Talvez te interesse ler também:

Climatizadores: 10 coisas para saber antes de escolher

Como economizar tempo e dinheiro usando a panela de pressão

Como fazer banheiro seco, economizar água e compostar dejetos




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...