Esta película é um ar-condicionado sustentável e com custo zero


O frio foi embora e a semana começou quente. Já pensou em ter um ar-condicionado para refrescar a sua casa ou local de trabalho com baixo custo pro seu bolso e pro meio ambiente?

Uma película para telhados promete substituir o ar-condicionado com consumo zero de energia. O projeto 2 em 1, sustentável e economicamente viável, foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade do Estado do Colorado (EUA) para ser um ar condicionado natural que refrigera ambientes sem usar energia elétrica nem gás refrigerador.

A tecnologia é chamada de resfriamento radiativo, e consiste em um processo natural pelo qual os objetos liberam calor na forma de radiação infravermelha (IR).

Como funciona

O estudo, de autoria dos pesquisadores Xiabo Yin e Ronggui Yang, descreve o funcionamento da película produzida com polimetilpentano, um tipo de metamaterial de microesfera de vidro híbrido totalmente transparente que contém adições de pequenas pedras de vidro. O material é transformado em lâminas com 50 milionésimos de metro de espessura, que tem um de seus lados revestido com prata.

A partir do momento em que esta película permanece em cima do telhado, com o lado prateado voltado para baixo, ela reflete a luz do sol por meio do metamaterial impedindo o aquecimento do ambiente e liberando o calor para a atmosfera.

A capacidade de resfriamento da película chega a 93 watts/m². Cerca de 20 m² desse filme bastam para manter a temperatura média de uma residência em 20°C, quando a temperatura externa é de 37°C.

De acordo com seus fabricantes, o material pode ser feito a baixo custo por meio de processos de fabricação rolo a rolo.

Entre suas vantagens, eles destacam

  • a economia: aplicar o filme diretamente no telhado pode economizar o uso de energia do ar-condicionado em mais de 30%.
  • a praticidade: o resfriamento radiativo pode ser uma tecnologia que possibilita a economia de energia em estufas agrícolas, nos setores de transporte e como tecnologia de resfriamento complementar para usinas termelétricas sem uso de água.

Será que vale a pena?

É bom lembrar que, enquanto as temperaturas na Terra sobem a níveis nunca antes visto depois da Revolução Industrial, o ideal é que a solução para o aquecimento global venha das formas mais genuínas e naturais possíveis, como por exemplo, o reflorestamento, a proibição para a redução máxima possível do uso do plástico e o investimentos na descarbonização da economia. Jogar o calor pra a atmosfera resolve o problema do calor em casa, mas e depois?

De qualquer forma, a descoberta é ótima. Muitas pessoas ainda não têm ar-condicionado, um objeto que, infelizmente, tem-se mostrado indispensável, e não mais um artigo de luxo como fora um dia.

Talvez te interesse ler também:

A importância da sombra das árvores: em vez de ar-condicionado, devemos plantar mais

Relatório sobre clima global alerta para extinção da humanidade

Perigo oculto: a contaminação química por plástico no ambiente

Eventos climáticos extremos serão o “novo normal”, afirma Painel Climático Global




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...