Sapucaia: usos medicinais e como plantar

Sapucaia: usos medicinais e como plantar

Você conhece a Sapucaia? É uma frondosa árvore brasileira, de muitas propriedades medicinais. É também conhecida pelos nomes de sapucaieira, cumbuca-de-macaco, quatetê e cabeça-de-macaco. Conheça essa maravilha da natureza!

Seu nome científico é Lecythis pisonis. Trata-se de uma árvore imponente que pode chegar a 30 m de altura por um metro de diâmetro.

Sua semente é chamada de castanha-de-sapucaia.

Usos medicinais da Sapucaia

  1. Das suas sementes se extrai um óleo usado na fabricação de pomadas para tratar de lesões da pele (herpes e outras doenças) e também para combater piolhos.
  2. Estudos revelaram que o óleo extraído da casca da Sapucaia tem ótimas propriedades cicatrizantes.
  3. Da cabaça (coco) da Sapucaia obtém-se uma água medicinal. Os povos que vivem onde a árvore cresce, enchem a cabaça de água e depois a usa como remédio natural contra diabetes. Diz a sabedoria popular que essa água regula o açúcar no sangue e também atua como anti-inflamatório.
  4. As sementes (castanhas) são muito saborosas e contêm alto valor nutricional, sendo úteis para o homem mas também para a fauna local. São também muito saudáveis porque a planta é espontânea, endêmica e seu cultivo não requer uso de agrotóxicos.

O morcego e a Sapucaia

Pertencente à família das Lecitidáceas (a mesma do Jequitibá) a Sapucaia é endêmica da Mata Atlântica. Além de ter suas sementes comestíveis, ela é cultivada também por ser uma linda planta ornamental, que dá flores rosa-lilases.

O nome “Sapucaia” vem do tupi ïasapuka’i, e significa “fruto que faz saltar o olho”.

O responsável pela disseminação (reprodução da espécie) é o morcego Phyllostomus hastatus (e outros morcegos frugívoros) que se alimentam de suas sementes e as espalham por onde voam.

Conheça melhor a Sapucaia nesse vídeo do Canal Sítio Melhor Idade Jedicaia & Família Salgado.

 

Como fazer mudas de Sapucaia

Suas sementes (castanhas) germinam sozinhas na terra argilosa facilmente depois de 40-70 dias que tiveram caído das árvores.

O melhor é semear as sementes até 1 mês depois delas terem sido recolhidas.

O S. Amarildo Fonseca, especialista no plantio da Sapucaia, explica no vídeo abaixo como fazer suas mudas:

Mas você pode comprar as mudas já prontas no viveiro e replantá-las onde quiser. A árvore vai demorar um pouco para crescer, e começarão a produzir por volta dos 8-10 anos de idade. Mas vale a pena esperar pela sua beleza.

Já este vídeo fala da Sapucaia sob vários aspectos de pesquisa: da plantação ao uso das castanhas. Dá uma olhada para se aprofundar no conhecimento desta maravilha da natureza.

Talvez te interesse ler também:

SALSINHA → Benefícios à Saúde, USOS CULINÁRIOS e Contraindicações

Canela-de-velho, uma planta milagrosa contra artrose, artrite e dores em geral

10 Remédios Naturais ÓTIMOS para tratar Vermes (Verminose)

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *