Você conhece a Sapucaia? É uma frondosa árvore brasileira, de muitas propriedades medicinais. É também conhecida pelos nomes de sapucaieira, cumbuca-de-macaco, quatetê e cabeça-de-macaco. Conheça essa maravilha da natureza!
Seu nome científico é Lecythis pisonis. Trata-se de uma árvore imponente que pode chegar a 30 m de altura por um metro de diâmetro.
Sua semente é chamada de castanha-de-sapucaia.
Usos medicinais da Sapucaia
- Das suas sementes se extrai um óleo usado na fabricação de pomadas para tratar de lesões da pele (herpes e outras doenças) e também para combater piolhos.
- Estudos revelaram que o óleo extraído da casca da Sapucaia tem ótimas propriedades cicatrizantes.
- Da cabaça (coco) da Sapucaia obtém-se uma água medicinal. Os povos que vivem onde a árvore cresce, enchem a cabaça de água e depois a usa como remédio natural contra diabetes. Diz a sabedoria popular que essa água regula o açúcar no sangue e também atua como anti-inflamatório.
- As sementes (castanhas) são muito saborosas e contêm alto valor nutricional, sendo úteis para o homem mas também para a fauna local. São também muito saudáveis porque a planta é espontânea, endêmica e seu cultivo não requer uso de agrotóxicos.
O morcego e a Sapucaia
Pertencente à família das Lecitidáceas (a mesma do Jequitibá) a Sapucaia é endêmica da Mata Atlântica. Além de ter suas sementes comestíveis, ela é cultivada também por ser uma linda planta ornamental, que dá flores rosa-lilases.
O nome “Sapucaia” vem do tupi ïasapuka’i, e significa “fruto que faz saltar o olho”.
O responsável pela disseminação (reprodução da espécie) é o morcego Phyllostomus hastatus (e outros morcegos frugívoros) que se alimentam de suas sementes e as espalham por onde voam.
Conheça melhor a Sapucaia nesse vídeo do Canal Sítio Melhor Idade Jedicaia & Família Salgado.
Como fazer mudas de Sapucaia
Suas sementes (castanhas) germinam sozinhas na terra argilosa facilmente depois de 40-70 dias que tiveram caído das árvores.
O melhor é semear as sementes até 1 mês depois delas terem sido recolhidas.
O S. Amarildo Fonseca, especialista no plantio da Sapucaia, explica no vídeo abaixo como fazer suas mudas:
Mas você pode comprar as mudas já prontas no viveiro e replantá-las onde quiser. A árvore vai demorar um pouco para crescer, e começarão a produzir por volta dos 8-10 anos de idade. Mas vale a pena esperar pela sua beleza.
Já este vídeo fala da Sapucaia sob vários aspectos de pesquisa: da plantação ao uso das castanhas. Dá uma olhada para se aprofundar no conhecimento desta maravilha da natureza.
Talvez te interesse ler também:
SALSINHA → Benefícios à Saúde, USOS CULINÁRIOS e Contraindicações
Canela-de-velho, uma planta milagrosa contra artrose, artrite e dores em geral