Como fazer desinfetante caseiro para as mãos: a receita da OMS


Com a chegada do Coronavírus na Itália, as máscaras e o álcool em gel agora são disponibilizados em órgão públicos, incluindo o Senado Federal, e os transportes coletivos – ônibus e até mesmo o metrô de Roma – devem passar por uma limpeza “extraordinária”, conforme noticiou a agência de notícias italiana ANSA.

No entanto, o crescimento exponencial da demanda por esses produtos provocou uma alta dos preços acima de 148%, de acordo com o relatório da Federconsumatori. Segundo explicou a ANSA, essa alta indiscriminada de preços, além da proliferação de notícias falsas com receitas “fantasiosas” nas redes sociais, as farmácias entraram em ação para produzir versões próprias e acessíveis.

Assim, os farmacêuticos da Federfarma – a federação nacional dos donos de farmácias da Itália – criaram o “FarmaHELP gel”, em uma ação semelhante a de grupos que, anos atrás, começaram a produzir leite para bebês a um preço justo depois que uma associação de consumidores denunciou os preços muito altos no país.

O produto genérico está sendo fabricado segundo as diretrizes da sociedade de farmácias do país, a Sifap (na sigla em italiano).

Faça você mesmo

Como o número de casos de infecção por coronavírus na Itália vêm preocupando a população, a ANSA também divulgou uma receita da Organização Mundial de Saúde (OMS) de um desinfetante caseiro que, embora não tenha sido formulado especificamente levando em conta o novo coronavírus, é adequado para a desinfecção das mãos.

Como aqui no Brasil já circulam as notícias de alta dos preços tanto do álcool em gel quanto das máscaras cirúrgicas – e o Procon já se pronunciou a respeito em algumas regiões do país – a receita vem a calhar.

Ingredientes

Segundo o documento da OMS, os ingredientes necessários são

  • álcool etílico,
  • glicerina e
  • água oxigenada, que precisam ser diluídos em água destilada – ou água fervida e depois resfriada.

Modo de fazer

Para preparar dez litros do desinfetante, devem ser utilizados

  • cerca de 8,3 litros de álcool etílico a 96%,
  • 420 mililitros de água oxigenada a 3% e
  • 145 mililitros de glicerol a 98%,
  • levando a solução resultante ao volume de 10 litros com água esterilizada (destilada ou fervida e, depois, resfriada).

A solução pode ser misturada com ferramentas de plástico, metal ou madeira e, depois de pronta, armazenada em um recipiente de plástico ou de vidro.

Talvez te interesse ler também:

O bicho do coronavírus: qual animal originou o surto?

No Brasil, a epidemia de sífilis é muito mais grave, mas preocupa muito menos que o coronavírus

Coronavírus reduziu drasticamente as emissões poluentes da China




Gisele Maia

Jornalista e mestre em Ciência da Religião. Tem 18 anos de experiência em produção de conteúdo multimídia. Coordenou diversos projetos de Educação, Meio Ambiente e Divulgação Científica.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...