Como fazer o bebê parar de soluçar. Veja Aqui Várias Simpatias e Remédios


Os cuidados com os bebês são sempre cercados de muitas dicas e superstições. Todos têm uma receita infalível para vários problemas que os pequenos enfrentam. Por exemplo, muita gente não pode ver um neném soluçar que recomenda “Coloca uma fita vermelha na testa, que passa”. Mas será que isso funciona mesmo? E por que o soluço acontece com tanta frequência em bebês? Confira abaixo o que faz as pessoas soluçarem e que dicas podem ajudar a evitar esse incômodo problema.

O que é o soluço e quando acontece

O soluço acontece graças a alguma irritação ocorrida no nervo frênico, que começa no pescoço e passa pelo coração e pulmões para chegar ao diafragma. Ele ajuda na respiração e qualquer perturbação nele pode resultar em soluços.

Nesse caso o que ocorre é uma espécie de pane, que causa uma falta de sincronia do diafragma e da glote (estrutura que fica na laringe e que se fecha para passagem de comida e se abre para passagem do ar). Veja o vídeo abaixo.

A dificuldade na passagem do ar para os pulmões provoca o barulho característico do soluço. Nos bebês, há ainda o agravante de que o sistema nervoso deles é imaturo e o nervo frênico ainda não é capaz de controlar perfeitamente o diafragma.

Comer demais, beber coisas geladas, quentes ou gasosas pode causar soluço, pois fazem o estômago inchar, prejudicando o bom funcionamento do nervo frênico e contraindo o diafragma. Sentir frio também pode provocar soluço. Quando os soluços são muito frequentes e longos, pode ser que exista uma doença por trás, como problemas de vesícula, esôfago ou estômago.

É perigoso?

Geralmente, o soluço não é perigoso. Nos bebês, a frequência deles diminui bastante por volta dos 3, 4 meses. O mais importante é observar se eles são muito constantes, ou se são acompanhados de outros sintomas, como regurgitações e choro. Soluços que não passam por indicar doenças neurológicas ou gástricas, como refluxo ou gastrite.

Além disso, como o ar entra com muita força nos pulmões nos episódios de soluço, pode provocar dores musculares na barriga e na cabeça.

Como fazer o soluço passar? E como fazer passar nos bebês?

No caso dos bebês, algumas medidas podem ajudar nas crises de soluço. Conheça abaixo algumas delas:

  • Dar de mamar – O ato de sucção ajuda a reduzir o reflexo do diafragma, diminuindo o soluço
  • Colocar o bebê para arrotar – A posição vertical ajuda o pequeno a expelir o ar engolido durante as mamadas
  • Evitar excessos na amamentação – O excesso de leite pode provocar soluço, já que deixa o estômago estufado, por isso vale fazer intervalos entre as mamadas para evitar o problema;
  • Verifique se o bebê está com frio – O soluço pode ser causado por baixas temperaturas também, por isso avalie se o pequeno está bem aquecido.
  • Já para as crianças maiores e adultos, a principal dica é segurar o ar por alguns instantes, beber goles de água ou respirar dentro de um saco de papel por alguns segundos.

Tem como prevenir o soluço?

Bebês podem ter menos episódios de soluço, se tomadas algumas medidas, como:

  • Manter a cabeça do bebê elevada durante a amamentação – Isso evita que ele engula ar, o que provoca soluço
  • Evitar deixar o bebê “estufado” – O excesso de leite – ou comida – podem aumentar os episódios de soluço, o melhor é equilibrar as refeições;

Para as maiorzinhas e adultos, a melhor forma de prevenir soluço é evitar os excessos – seja de comida ou bebida – e manter-se aquecido.

Simpatias e remédios

Além das medidas descritas acima, como:

  • Deixar o bebê em posição vertical
  • Fazer intervalos entre as mamadas
  • Dar de mamar durante os episódios de soluço
  • E aquecer o neném

Existem outras formas de evitar o soluço, principalmente para as crianças maiores e adultos:

  • Tomar água gelada – A ingestão da água estimula o nervo a funcionar corretamente, diminuindo os soluços
  • Respirar dentro de um saco de papel – O aumento da concentração de gás carbônico no organismo estimula o sistema nervoso e minimiza os soluços
  • Fazer uma manobra respiratória – Experimente tapar o nariz com a mão e fazer força para soltar o ar. A contração do tórax pode ajudar a parar o soluço. Essa técnica é conhecida como manobra de Valsava
  • Ingerir limão – Uma colher de sopa de limão ou o suco de meio limão diluído em água podem ajudar a curar o soluço, pois a fruta estimula o nervo, fazendo o problema passar
  • Ingerir vinagre – O vinagre também estimula o nervo que causa soluço. Basta 1 colher de chá de vinagre
  • Ingerir açúcar – A ingestão de um pouco de açúcar também pode ajudar o soluço a passar
  • Simpatia para bebês com soluço – Para quem acredita em simpatia, há a opção de cortar um pedaço de lã, molhar em saliva e colocar na testa do bebê.

Veja também:

REFLUXO EM BEBÊS: O QUE É, SINTOMAS E DICAS PRECIOSAS




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...