Como Fazer Manteiga de Coco → Bons Usos na Cozinha que Privilegiam sua Saúde


De uns tempos para cá a gente vem aprendendo a usar o óleo de coco na alimentação, para manter a pele, os cabelos e para cuidar da saúde. Agora, que tal conhecer a manteiga de coco? E mais ainda, aprender a fazer a sua manteiga de coco, facilmente, em casa, sem grandes custos ou dificuldades?

Óleo de coco x manteiga de coco

A manteiga de coco é diferente do óleo de coco, apesar das duas formas serem durinhas e brancas e derivarem do coco nosso de cada dia.

Na manteiga de coco você terá toda a polpa do coco, rica em fibras e proteínas, para além da gordura natural.

Já o óleo de coco é essa mesma gordura extraída da polpa.

Leia aqui, a RECEITA PARA FAZER ÓLEO DE COCO EM CASA

Como fazer manteiga de coco em casa

Para fazer a sua manteiga de coco você vai precisar de coco ralado seco integral – não vá fazer essa manteiga com coco desengordurado, ok?

Coloque o coco ralado seco no processador de alimentos ou no liquidificador e bata até que o óleo de coco se solte das fibras criando uma pasta cremosa e deliciosa.

manteiga coco receita

Fonte foto

Você precisará usar um processador, ou liquidificador, forte e potente, e bater durante, no mínimo, 25 minutos (como indica o teste feito pelo Tempero Alternativo) para que o conteúdo vire manteiga.

Você precisará bater a mistura até que esta se transforme em uma massa semil-íquida homogênea e que, naturalmente, pelo aquecimento gerado pela rotação das pás do processador ou liquidificador, ficará mais líquida do que o produto final (o óleo de coco se solidifica abaixo dos 25ºC então, sua manteiga ficará sólida assim que esfriar).

Para te dar uma ideia de quantidade: 250 gr de coco ralado vão resultar em 200 ml de manteiga de coco.

Não use coco ralado adoçado para que o açúcar não caramelize a mistura, quando for ao fogo, impedindo você de usar essa manteiga em toda a sua versatilidade.

Também não use coco fresco pois a quantidade de água vai impedir que a manteiga se forme como deve de ser.

Como usar a manteiga de coco na cozinha

A manteiga de coco poderá ser usada como “qualquer manteiga”: em torradas, pães, waffles, panquecas e tapiocas, por exemplo.

Experimente adicionar a manteiga de coco em smoothies – vitamina cremosa e geladinha – para que este fique ainda mais cremoso, ou à granola, salada de frutas, no café e qualquer outra bebida quente que você queira consumir com um acréscimo de coco e saúde.

E, como leite de coco – para fazer um leite de coco caseiro basta bater a manteiga de coco no liquidificador com água.

Como conservar a manteiga de coco

No tempo frio, sua manteiga de coco poderá ficar fora da geladeira e permanecerá sólida. No verão, quando o calor for intenso, fora da geladeira ela ficará líquida.

Guarde na geladeira para uma maior durabilidade caso não pretenda usar todo o conteúdo produzido em 1 mês de tempo frio.

No tempo quente existe maior possibilidade da manteiga de coco, fora da geladeira, ficar rançosa como acontece com o coco, às vezes.

Para esta receita, foi usado um processador com potência de 700 watts e todo o processo durou 25 minutos.

Você também pode seguir esse vídeo abaixo que mostra, de forma fácil, como se fazem todos os procedimentos.

Leia mais sobre o uso do coco e seus derivados:

101 MANEIRAS DE USAR O ÓLEO DE COCO

LEITE DE COCO: TANTAS PROPRIEDADES E USOS

O ÓLEO DE COCO E OS INTERESSES OCULTOS

ÓLEO DE COCO: EXTRAORDINÁRIOS USOS E BENEFÍCIOS PARA A IMUNIDADE E MUITO MAIS




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...