Aldeia africana isolada esconde obras de arte nas paredes de casas


Existe algum lugar do mundo melhor do que a nossa casa? Cuidar desse espaço e adorná-lo com as nossas memórias trazem uma sensação de bem-estar e aconchego. Em uma país da África ocidental, as casas são lugares tão especiais que parecem uma obra de arte, ou melhor, são mesmo!

Em Burkina Faso, país africano próximo da fronteira com Gana, há uma aldeia circular chamada Tiébélé, onde vive o povo Kassena, um grupo étnico que se estabeleceu na região no século XV.

A arquitetura tradicional Gourounsi edificou essa pequena aldeia, na qual há uma rica cultura para ser admirada na decoração das paredes de suas casas, feita de forma coletiva pelas mulheres do grupo.

aldeia africana 6

Os Kassena constroem suas casas com os materiais locais disponíveis, como terra, madeira e palha. As casas são projetadas sem janelas, as paredes têm mais de 30 centímetros de espessura e uma ou duas aberturas permitem a entrada de luz. As portas frontais medem dois metros de altura, o que mantém o sol fora e dificulta a entrada de inimigos, e os telhados são protegidos com escadas de madeira.

aldeia africana 2

Mas o que realmente chama a atenção dessas casas é a ornamentação. Elas são pintadas com lama colorida e giz e os motivos estampados nas paredes são variados.

aldeia africana 4

aldeia africana 7

O Cour Royale, uma residência real, é composto de pequenas estruturas de tijolos de barro cobertas com tintas naturais que formam elaborados padrões geométricos – motivo que a distingue das casas das pessoas comuns. Outras são mausoléus, onde os mortos ficam em descanso. A arte do povo Kassena é tanto simbólica quanto decorativa.

aldeia africana 3

A riqueza cultural desenhadas nas paredes dessas casas impressiona e nos coloca na posição de observadores-admiradores.

aldeia africana 5

aldeia africana 9

Quer saber mais sobre a aldeia e seu povo? Confira as fotos feitas por Rita Willaert e leia o sobre uma excursão pela vila clicando AQUI.

Talvez te interesse ler também:

JÁ EXISTEM SOLUÇÕES INOVADORAS PARA O PROBLEMA DAS ENCHENTES

ESTUDANTES DE SÃO PAULO CRIAM TELHA SUSTENTÁVEL FEITA DE EMBALAGEM TETRA PAK E FIBRA DE COCO

CIMENTO, UM DOS MAIORES EMISSORES DE CO2, CAUSADOR DO AQUECIMENTO GLOBAL

Fonte fotos: pensarcontemporaneo.com




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...