Casa de papelão: barata e sustentável

Casa de papelão

Você já imaginou morar em uma casa de papelão?

Não se trata de uma adaptação da história dos Três Porquinhos. É que é viável, sim, construir uma casa utilizando como material o papelão.

Você deve estar se perguntando como seria possível, já que o papelão parece tão frágil. Mas um designer inovador conseguiu transformar fragilidade em resistência.

O estúdio holandês Fiction Factory desenvolveu um modelo de micro-habitação feito de papelão. Segundo seus criadores, a casa construída com papelão, batizada com o nome de Wikkelhouse, pode durar até cem anos.

O procedimento para dar resistência ao material consiste em usar papelão corrugado fixado com cola ecológica em várias camadas resistentes e isoladas, formando anéis modulares.

Os idealizadores do projeto dizem que o "papelão é um material muito desvalorizado. Não há nenhum outro material de construção tão leve, forte e isolante. A maioria das pessoas pensa no papelão como uma caixa ou um pacote de correio. Muitos tentam argumentar que não é possível utilizá-lo em construções. Mas pode ser excelente. Nós simplesmente não estão acostumados a isso ainda”.

Os projetos devem ser comercializados em breve pelo valor inicial de US$ 4 mil. Os arquitetos estão trabalhando agora em uma versão  totalmente sustentável em termos de energia e água.

Além de todas essas vantagens, a casa de papelão tem uma estrutura 100% reciclável. Quase todo o material usado na sua fabricação pode ser reaproveitado ou reciclado posteriormente, propiciando uma construção com menos resíduos jogados no meio ambiente do que as construções convencionais.

Leia também:

QUE CASA! FLUTUANTE, ECOLÓGICA, RECICLÁVEL E SOLAR!

CASA CONTAINER MAIS BARATA E SUSTENTÁVEL

 

Fonte: razoesparaacreditar