Casa Container mais barata e sustentável

Casa Container mais barata e sustentável

Já pensou em morar em uma casa sustentável, com telhados verdes, sistemas elétricos e hídricos diferenciados e sendo um container a principal característica da construção?

Há dois anos, o arquiteto Celso Costa Filho estuda o assunto. Um imóvel com tratamento térmico e acústico, ecologicamente correto, barato e com tempo de execução recorde. As casas containers deixaram de ser promessas e hoje já saem do papel em Bonito, município do Mato Grosso do Sul, um polo do ecoturismo rico em paisagens naturais e que recebe em média 210 mil turistas por ano.

As estruturas antes usadas para o transporte de cargas, quando transformadas em residências podem ser unidas lado a lado criando inúmeras possibilidades de espaços adequando-se a diferentes tamanhos de famílias.

Normalmente os containers são usados por anos, suportando toneladas e resistindo à todas as intempéries: possuem uma vedação perfeita, sem riscos de infiltração e garantem a qualidade na construção de prédios sem apresentar riscos.

O arquiteto explica que a decoração divide em cômodos o grande loft, é possível usar os próprios móveis, madeira ou gesso acartonado para separar os ambientes. Por fora é possível revestir a fachada com madeira de demolição ou abrir grandes janelas de vidro, mas Celso defende a estética do container e diz que seu desejo é preservar ao máximo o conceito de sustentabilidade, nem a pintura é refeita, apenas a limpeza para dar o ar de renovação.

Em Bonito, um terreno de 10 x 30 m terá o imóvel de 60m2. A casa custará R$ 80 mil, ficará pronta em 45 dias incluindo todo o paisagismo, decoração interna, externa, móveis e sistema de esgoto ecológico com 97% da água filtrada antes de cair na rede e com possibilidade de reuso. O arquiteto brinca dizendo que o morador pode entrar levando apenas as malas, pois a casa é entregue pronta, até com o xampú no banheiro.

Além de ecologicamente correta, o custo benefício da casa container é inquestionável. Custa mais barato do que uma casa convencional, o tempo de execução é bem menor e não gera entulho. A única desvantagem é que, por enquanto não há como financiar esse tipo de projeto na Caixa Econômica Federal, apenas em bancos privados.

Para saber mais sobre o projeto: [email protected] / https://www.facebook.com/costacontainer

Leia também:

MINHA CASA, MEU PLANETA: CASAS DE BOTELLAS

QUE CASA! FLUTUANTE, ECOLÓGICA, RECICLÁVEL E SOLAR!

DOME HOUSE, A CASA CÚPULA CONSTRUÍDA COM MENOS DE 9 MIL DÓLARES

QUE TAL UMA CASA MÓVEL PARA ALUGAR?

Fonte fotos: campograndenews.com.br

Fonte foto capa: Stock.Xchng