Uma escola de telhado verde na periferia de Paris


Green School, uma escola que abriu as suas portas em setembro passado, na periferia oeste de Paris, Boulogne Billancourt, tem como característica principal um grande telhado verde. Mas não apenas isso…

Não se trata só de um prédio escolar, mas de um centro que tem como objetivo promover a ciência, a biodiversidade e o desenvolvimento sustentável através da sua própria agricultura e das lições que vão ministrar.

O projeto foi realizado pela sociedade parisiense Architects Chartier-Dalix que ganhou um concurso ad hoc em 2011. A escola tem dezoito salas de aula e um ginásio de esportes aberto aos residentes locais.

O ginásio público está localizado a uma altura de 12 metros, enquanto os espaços educativos estão localizados principalmente no piso térreo e no primeiro andar do prédio. Cada área da escola é acompanhada por um parque verde decorado com materiais naturais.

E foi construído um muro “viver” cheio de fendas, fissuras e buracos de vários tamanhos, que podem acomodar pequenos pássaros e vegetação para incentivar a proteção da biodiversidade vegetal e animal em ambiente urbano.

O projeto da escola verde visa introduzir elementos do ambiente natural no contexto urbano. A parede para a proteção da biodiversidade aumenta os tipos de potenciais habitats para diversas espécies que possam preencher esses lugares.

escola telhado verde

escola telhado verde

escola telhado verde

escola telhado verde

escola telhado verde

escola telhado verde

O jardim do telhado não só promove a biodiversidade, mas também se traduz em uma agradável vista do lado de fora para aqueles que vivem nos prédios perto da escola. O telhado verde é distribuído ao longo de vários níveis, formando jardins suspensos.

Em uma escola assim, matérias como ciências naturais, ecologia e agricultura biológica estão obrigatoriamente na agenda. Nós realmente esperamos que sim.

Talvez te interesse ler também:

NO URUGUAI NASCE UMA ESCOLA FEITA COM PNEUS, GARRAFAS E LATAS REUTILIZADAS

O VERDE PERTO DAS ESCOLAS ACELERA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DAS CRIANÇAS

A ESCOLINHA ECOSSUSTENTÁVEL E ANTISSÍSMICA EM FORMA DE BALEIA DO PINÓQUIO

Fonte fotos: cyrilleweiner.com




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...